Femusc ganha novos espaços para apresentações de 50 concertos
Saiba mais:

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) alcança a 19ª edição com a apresentação de mais de 200 obras musicais distribuídas em 50 concertos.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
De 10 a 20 de janeiro, o evento transforma a cidade de Jaraguá do Sul na capital cultural catarinense, com a expectativa de um público aproximado de 30 mil pessoas durante a programação.
O Femusc, maior festival-escola da América Latina, realizado tradicionalmente no Centro Cultural Scar, este ano ganhará outros dois palcos: a Igreja Luterana e a Igreja Matriz São Sebastião. A decisão de ampliar os locais de apresentação do Femusc partiu da organização do evento que quer chegar a pontos da cidade não impactados em edições anteriores.
“O Femusc é muito mais que um festival de música, ele também movimenta a economia, tem o poder de transformar a sociedade por onde passa e a experiência desse público diverso é fundamental para o desenvolvimento da carreira musical dos nossos alunos”, afirma o maestro e idealizador do festival Alex Klein.
Durante os onze dias de Femusc, músicos profissionais e iniciantes se dividem diariamente entre a Unisociesc, o Hotel Mercure, e a Estação Ferroviária, locais que concentram as aulas no período da manhã, a Igreja Luterana, que vai servir todas as refeições, e, nos locais das apresentações.
Para 2024, Klein preparou 111 masterclasses, 543 ensaios, três Orquestras Sinfônicas, além das Orquestras de Câmara. As sinfonias de Beethoven (3ª e “Abertura Egmont”), do pianista e compositor Felix Mendelssohn (a 4ª e “Sonho de uma Noite de Verão”) e o solo de cordas “Metamorphosen”,
do compositor e maestro Richard Strauss prometem ser os pontos altos da agenda deste ano. “Cada concerto terá início com uma obra de Bach, e a maioria deles também irá incluir pelo menos uma obra de um compositor brasileiro”, adianta o maestro.
Professores de oito países e 98 alunos das Américas estarão no Femusc
Participam desta edição, músicos professores de oito países – Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália -, entre eles Richard Roberts (violino), Charles Stegeman (violino),
Eduardo Vassallo (violoncelo), Curt Schroeder (flauta), Laura Ruiz (clarinete) e Benjamin Coelho (fagote). É essa equipe que vai compartilhar experiências e conhecimento com os inscritos selecionados para as aulas do festival.
São 98 alunos vindos de 13 países – na América do Sul – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela; na América Central – Costa Rica, Honduras e Nicarágua; na América do Norte, México, além do Brasil. “Tivemos dois terços das inscrições preenchidas em espanhol, indicando a presença intensa de latino-americanos”, afirma Klein.
Assim como em outras edições, os participantes do Femusc também farão apresentações individuais. Este ano, “Caprichos”, um dos mais importantes solos para violino, de Paganini; e as Sonatas de Eugene Ysaye, Zoltan Kodaly e Gaspar Cassadó serão alguns dos solos contemplados no festival.
Para o festival de 2024, estão previstas também uma série de apresentações sociais. Serão outros 60 concertos com 250 execuções realizados em shoppings e hospitais da região. Uma série de apresentações musicais também ocorrerá em locais como praças de alimentação, bares, restaurantes e praças de Jaraguá do Sul.
Estas apresentações contarão com a participação de 35 músicos locais. Todas as apresentações terão entrada livre e gratuita. Para informações sobre a aquisição dos ingressos, acesse as redes sociais: @femusc. Alguns concertos serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Festival.
Concerto de abertura acontece quarta-feira na Igreja Luterana
A abertura do 19º Festival Internacional da Música de Santa Catarina (Femusc) acontece na quarta-feira, 10 de janeiro, na restaurada Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no centro, às 20h30min, com o Grande Concerto, com Quarteto n. 1, opus 27 de Gried, Edvard e Quinteto para Clarinete e cordas, K.581 de Mozart, Wolfgang Amadeus.
Na quinta-feira (11), Música no Shopping, das 12h às 18h, no Shopping Partage e, às 19h, no salão da Igreja Luterana do Centro, o Momento Springmann. Às 20h30min, na igreja, o Concerto das Nações. No mesmo local, no dia 12, sexta-feira, às 20h30min, o Grande Concerto.
No sábado (13), Música no Shopping, das 12h às 18h, o Momento Springmann no salão da Igreja Luterana (19h) e, às 20h30min, o Grande Concerto, na Igreja Apóstolo Pedro. No dia 14, domingo, a programação se repete, como também na segunda-feira (15). Só que o Grande Concerto, nesse dia, será na escadaria da Igreja São Sebastião.
Haverá também apresentações na Scar, na próxima semana, que o JDV divulgará. No encerramento, 20 de janeiro, haverá às 10h o Zoológico Musical (Scar) e às 10h30min, o concerto de encerramento do Femusckinho. Às 11h, concerto nos Hospitais São José e Jaraguá e, meio dia no Partage Shopping.
Às 18h, novo concerto no Partage Shopping, às 19h, na Scar, o Momento Springmann, 20h no Grande Teatro da Scar o Musicalmente Falando e, às 20h30min, na série Grandes Concertos, o encerramento do Femusc 2024.
Femusckinho vai envolver, este ano, 40 crianças na iniciação musical
O braço infantil do Femusc segue em 2024 com iniciação musical e prática instrumental para 40 crianças de 9 a 12 anos.
O grupo terá aulas de instrumentos, como viola, violino, violoncelo, além de percussão corporal e canto coral. Uma apresentação musical dos participantes do Femusckinho acontece no último dia do evento, no período da manhã.
De acordo com Vera Possari, coordenadora pedagógica das ações sociais do festival, o Femusckinho é a contrapartida do Femusc para a comunidade jaraguense.
“São crianças nossas, que todo ano são tocadas por essa musicalidade que invade a cidade, é um excelente momento para que eles tenham, muitas vezes, o primeiro contato com o instrumento, com uma partitura”, diz Vera.
“Mesmo que não se tornem músicos profissionais, sem dúvida essa experiência musical na infância é para a vida toda”, conclui.
As aulas do Femusckinho acontecem na Unisociesc e são acompanhadas por 10 professores que se dedicam exclusivamente ao projeto infantil durante o festival.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline