Especiais

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes deve reunir mais de 30 mil devotos

A tradição em Navegantes existe há 124 anos e é marcada por novenas, procissão terrestre, fluvial e os festejos no Santuário de Nossa Senhora, localizado no centro da cidade

23/01/2020

Por

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes deve reunir mais de 30 mil devotos

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, está entre os principais eventos religiosos do Estado. Reúne todos os anos milhares de pessoas em uma programação de fé e devoção. A tradição em Navegantes existe há 124 anos e é marcada por novenas, procissão terrestre, fluvial e os festejos no Santuário de Nossa Senhora, localizado no centro da cidade. A programação começa na sexta-feira (24), com o primeiro dia de novena, a partir das 19h30 e segue até o dia 2 de fevereiro com a procissão fluvial e a missa solene com a presença do Bispo Dom Rafael.

Para a 124ª edição são esperadas mais de 30 mil pessoas, devotos catarinenses e de outras regiões do Brasil. Nos últimos anos, a participação de fiéis vindos de outras regiões do país vem aumentando. De acordo com os organizadores, o título de cidade com Maior Manto de Nossa Senhora do Mundo, concedido pelo Guinness World Records, é um dos atrativos que contribuiu para esta expansão da festa.

O manto deste ano terá 62 metros de comprimento, um metro a mais do que a peça usada no ano passado. O cortejo com a imagem de Nossa Senhora deve atrair cerca de 10 mil pessoas. A procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu marca o encerramento da 124ª edição. No domingo (02), barcos de pescadores e romeiros acompanham a imagem de Nossa Senhora padroeira dos Navegantes. A programação da festa conta ainda com shows musicais, gastronomia e uma feira de artesanato.

Notícias relacionadas

x