Cultura

Festa de rainha traz a tradição raiz na Sociedade Independência

A comunidade do Jaraguazinho é um território envolto dentro do bioma da mata atlântica e conta com inúmeras referências patrimoniais

30/06/2022

Por

Festa de rainha traz a tradição raiz na Sociedade Independência

Ademir Pfiffer

A Sociedade de Atiradores Independência, no Jaraguazinho, realizou no domingo, 26 de junho a festa anual de rainha do tiro ao alvo, na estação do inverno. Um fato que chamou atenção, foi que toda a composição da corte das majestades era de descendentes do grupo étnico pomerano: Denise Kreutzfeld (rainha), Lourdes Günther Modro (1ª princesa) e Elenita Krehnke (2ª princesa).

Foi uma bonita festa, em conformidade com os hábitos e costumes da comunidade tradicional. Contou com a ritualística da marcha de buscas das majestades, sendo a bandeireira Tusnelda Buttendörf Schmidt e Denise Henn, comandante do movimento do cortejo folclórico.

A musicalização esteve à cargo da Banda Mensagem, do bairro Braço do Sul, Blumenau, que apresentou no palco, o patrimônio dos retratos e acordes musicais, germânico e nacional.

A cozinha alemã, pomerana e húngara foi delegada a um grupo de trabalho multidisciplinar, que, cuidou dos assados, cozidos e do tradicional strudel.

Concomitantemente, ocorreu as competições de tiro ao alvo, visando a proclamação para o ano de 2023.

A comunidade do Jaraguazinho é um território envolto dentro do bioma da mata atlântica e conta com inúmeras referências patrimoniais, como a prática de perpetuar a tradição do movimento do schützenverein, marcado pela boa acolhida, folclore raiz e ótima gastronomia típica. (Com a colaboração de Ademir Pfiffer).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x