30ª Festa do Colono registra recorde de público em Jaraguá do Sul
Realeza da 30ª Festa do Colono. Divulgação: Sociedade Centenário
A 30ª Festa Estadual do Colono foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho de 2025, na Sociedade Centenário, no Rio da Luz II, e ficou marcada por gastronomia, shows, exposições, bailes e desfiles. O evento integrou o calendário dos festejos do aniversário de 149 anos de Jaraguá do Sul.
A edição deste ano marcou um novo recorde de público: mais de 45 mil pessoas marcaram presença ao longo dos três dias.
Johny Arnoldo Hass, presidente da Comissão Central Organizadora da Festa (CCO), da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) e da própria Sociedade Centenário, comemora:
“Ultrapassou todos os recordes de públicos anteriores. Tivemos mais de mil pessoas no desfile entre sociedades e colonos. Isso sem contar mais de 300 caminhões na tradicional carreata.”

Presença das autoridades públicas
“É antes de tudo, uma festa que traduz os valores e a nossa tradição trazidas lá atrás pelas primeiras famílias de colonos que aqui chegaram.” destacou o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, que marcou presença na abertura que ocorreu na sexta-feira (11).
Também estiveram no evento o deputado estadual e ex-prefeito da cidade Antídio Aleixo Lunelli, o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Alceu Moretti, e o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Fernando Almeida.
Conteúdos em alta
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, e os visitantes puderam conhecer os programas oferecidos aos produtores rurais cadastrados no município.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, destaca:
“Além de resgatar as tradições, eventos como a Festa do Colono mostram a importância da agricultura aqui na nossa cidade. Temos que estar apoiando os nossos agricultores, os nossos colonos, porque são eles que no seu dia a dia colocam os alimentos nas nossas mesas”.

Como isso impacta a sua vida?
Eventos como a Festa do Colono impactam diretamente a nossa vida ao fortalecer a valorização da agricultura familiar e das tradições que fazem parte da identidade local. Além de promover cultura, lazer e integração entre as comunidades, a festa incentiva o desenvolvimento rural por meio de capacitações, apoio técnico e visibilidade aos produtores. Isso reflete na qualidade dos alimentos que consumimos, na economia regional e no orgulho de pertencer a uma cidade que reconhece e celebra quem vive e trabalha no campo.
Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.