Cultura

Festival de Música de SC tem mais de dez musas

Nesta quarta-feira (19), acontece show de música popular às 18h30; recitais de câmara às 19 horas e a série grandes concertos às 20h30

19/01/2022

Por

Festival de Música de SC tem mais de dez musas

Divulgação

Apesar de acordes altos e ritmos rápidos, a música é delicada como uma mulher. E essa delicadeza é visível no 17º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

Não apenas por ser o festival com o maior número de mulheres como professoras – de 23 professores, 14 são mulheres – além da parte administrativa do evento, mas por apresentar obras de compositoras femininas que serão interpretadas por mulheres.

Na mitologia grega existem nove musas, onde cada uma representa uma arte. Na noite de ontem (18), por exemplo, o grande concerto, foi dedicado a décima musa: Sor Juana Inés de la Cruz.

Ela foi a última das grandes escritoras do Século de Ouro. Sor Juana é conhecida também como a Fênix da América. Conforme a oboísta Catalina Gueara Klein, as musas inspiravam poetas, compositores e filósofos.

“Sor Juana queria que sua música fosse ouvida do Ártico ao Antártico. A poesia dela é intelectual e provocativa”, comenta. Além da décima musa, o público ouviu a composição da violinista e cantora italiana Maddalena Laura Lombardini Sirmen.

“As composições dela tem energia, graça, mistério, refinamento, elegância, transparência e vulnerabilidade. Tudo o que representa uma mulher”, afirma Catarina. Os grandes concertos têm transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Femusc.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quarta-feira (19), acontece show de música popular às 18h30; recitais de câmara às 19 horas e a série grandes concertos às 20h30.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x