Festival de Inverno aquece São Joaquim com sabores e cultura, veja a programação!
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Joaquim
Julho na Serra catarinense é sinônimo de frio, mas também de cultura, tradição e muito sabor. São Joaquim, um dos destinos mais gelados do Brasil, recebe durante todos os fins de semana do mês o Festival de Inverno 2025, que mistura gastronomia, música e arte em uma programação intensa e diversa. O evento segue até o início de agosto, com encerramento marcado para os dias 1º a 3.
O grande destaque do festival é o evento enogastronômico “Sabores de Altitude“, que toma conta da Praça Hercílio Luz e do tradicional Clube Astréa. Visitantes têm a oportunidade de degustar produtos típicos da região, como o vinho de altitude, a maçã Fuji, o queijo artesanal serrano, o mel de melato de bracatinga e a carne frescal, considerada a futura estrela da culinária local.
Programação inclui arte, dança, teatro e eventos religiosos
A agenda conta com exposições artísticas, shows musicais, espetáculos de teatro e dança, intervenções culturais e celebrações religiosas. Destaque para o 1º SESC Inverno São Joaquim, o Baile da Neve, o Festival Tomatina e a tradicional Festa do Padroeiro, com novenas, apresentações e missa.
Entre as atividades paralelas estão ainda a Corrida de Inverno, encontro de carros antigos, feijoada afro, escolha da realeza da Festa da Maçã e uma tarde especial para crianças com música e teatro.
Como isso impacta sua vida?
O Festival de Inverno de São Joaquim é uma oportunidade para quem deseja conhecer mais da cultura serrana, valorizar a produção local e curtir o frio de forma acolhedora. Para moradores do Vale do Itapocu e região, é um destino acessível para um bate e volta ou fim de semana diferente, com opções para toda a família.
Conteúdos em alta
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.