Festival de Teatro de Bonecos começa sexta-feira (15) em Jaraguá! Confira programação gratuita
Programação conta com espetáculos para toda a família no Teatro do Sesc
Cena do Espetáculo 'Plural' | Foto: Divulgação
Quem mora em Jaraguá do Sul tem um motivo especial para sair de casa neste final de semana. O 7º Festival Internacional de Teatro de Bonecos (ANIMANECO) começa nesta sexta-feira (15), trazendo para a cidade o melhor do teatro de animação, com apresentações gratuitas para todos os públicos.
Realizado no Teatro do Sesc, o evento promete encantar jaraguaenses com um repertório variado de espetáculos que exploram a arte dos bonecos de diferentes culturas e estilos.
Durante nove dias de evento, serão apresentados espetáculos de grupos nacionais e internacionais, criando uma experiência multicultural que promete encantar todos os públicos, de crianças a adultos.
Saiba mais sobre os espetáculos
O ANIMANECO estreia em Jaraguá do Sul no dia 15 (sexta), com um espetáculo que promete emocionar: “O Romance do Vaqueiro Benedito”, do Mamulengo Presepada, de Brasília. A peça traz à tona a tradição do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, onde a música ao vivo, o improviso e a interação com o público são os grandes protagonistas.

A história do vaqueiro, sua amada e o inseparável boi transporta o público para o interior nordestino, mesclando humor, drama e a riqueza cultural da região.
No sábado (16), será a vez da Cia. Talagadá, de Itapira (SP), apresentar o espetáculo “Cabeça Oca”. Utilizando bonecos, máscaras e vídeo, a companhia cria uma experiência visual única, que transita entre o real e o imaginário, convidando a plateia a mergulhar em um universo de poesia visual.
Conteúdos em alta

Já no domingo (17), a Cia. de Teatro Nu Escuro, de Goiânia (GO), abre o baú de memórias com o espetáculo “Plural”, que narra a trajetória de uma mulher, explorando suas perdas, desafios e reinvenções. Uma reflexão emocionante sobre o universo feminino.

Com a presença internacional, a Argentina se faz representar pela companhia El Chonchón, de Córdoba. No dia 19, eles apresentam “Los Cósmicos del Novecientos”, um espetáculo que homenageia os grandes comediantes do cinema mudo, como O Gordo e o Magro.
Por fim, no dia 23, o espetáculo “(Des)pertencimento” da Cia. Andante, de Canelinha, promete tocar o coração do público com a história de dois personagens que, ao mexer em objetos do passado, resgatam memórias e tocam saudades.
Serviço para o público
O ANIMANECO acontece até o dia 23 de agosto, sempre às 20h, no teatro do Sesc. A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de 1kg de alimento, que será repassado ao Programa Mesa Brasil do Sesc.
Os ingressos podem ser adquiridos uma hora antes de cada espetáculo, caso ainda haja disponibilidade. Para mais informações sobre o evento, acesse o Instagram @animanecojoinville ou o site oficial www.animaneco.com.br.
Programação Completa:
- Dia 15 (sexta-feira) – 20h: O Romance do Vaqueiro Benedito – Mamulengo Presepada (Brasília/DF)
- Dia 16 (sábado) – 20h: Cabeça Oca – Cia. Talagadá (Itapira/SP)
- Dia 17 (domingo) – 20h: Plural – Cia. Nu Escuro (Goiânia/GO)
- Dia 19 (terça-feira) – 20h: Los Cósmicos del Novecientos – El Chonchón (Córdoba/Argentina)
- Dia 23 (sábado) – 20h: (Des)pertencimento – Cia. Andante (Canelinha/SC)
Como isso impacta a sua vida?
Para quem está em Jaraguá do Sul, este festival é uma chance rara de vivenciar uma arte rica e envolvente. Em meio a um evento que traz tanto talento de dentro e fora do Brasil, fica a oportunidade de conectar-se com a cultura de outras regiões e países, enquanto aproveita uma programação que promete transformar a noite jaraguaense.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.