Economia | 09/09/2025 | Atualizado em: 09/09/25 ás 14:29

FIESC sugere reduzir custos portuários para manter empregos em SC

Redução de custos portuários em SC é proposta da FIESC para conter impacto do tarifaço e preservar empregos.

PUBLICIDADE
FIESC sugere reduzir custos portuários para manter empregos em SC

Foto: Divulgação/Portonave

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) pediu aos portos de Itajaí e Navegantes que considerem a redução temporária de taxas cobradas das exportadoras. A medida busca aliviar o impacto do chamado “tarifaço” dos Estados Unidos sobre setores estratégicos da economia catarinense, em especial madeira e móveis, que já registraram queda nas exportações e fechamento de postos de trabalho.

Exportadores pressionados pelo tarifaço

O aumento de tarifas imposto pelos EUA obrigou as indústrias a reduzirem preços e renegociarem contratos, para tentar preservar mercados conquistados ao longo dos anos. O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, reforça que o momento exige esforço conjunto em todas as instâncias ligadas ao comércio exterior para evitar perdas maiores.

Propostas da FIESC

Entre as medidas sugeridas estão descontos temporários nas taxas de vistoria de contêineres (scanner) e a ampliação do prazo de “free time” nos portos, o que daria mais fôlego para empresas manterem preços competitivos. A FIESC também pediu que os terminais contribuam com ideias que envolvam órgãos auxiliares e intervenientes do setor.

Peso do setor de madeira e móveis

O segmento exportou cerca de US$ 1,6 bilhão em 2024, empregando mais de 70 mil trabalhadores em 6 mil estabelecimentos catarinenses. Quase metade dessa produção tem como destino o mercado norte-americano, justamente o mais afetado pelas novas tarifas.

Fechamento de vagas preocupa

Somente em julho de 2025, o setor de madeira e móveis registrou o fechamento de 581 vagas formais em Santa Catarina. O dado reforça a necessidade de medidas emergenciais para preservar empregos e manter a competitividade da indústria catarinense.

Como isso impacta sua vida?

A decisão sobre a redução de taxas portuárias pode influenciar diretamente a economia regional. Com a manutenção da competitividade das exportações, setores que empregam milhares de trabalhadores em Santa Catarina conseguem preservar vagas e evitar retração na economia local.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Max Pires

Já criei blog, portal, startup… e agora voltei pro que mais gosto: contar histórias que fazem sentido pra quem vive aqui. Entre um café e um latido dos meus cachorros, tô sempre de olho no que importa pra nossa cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br