Estadual

Fila para cirurgias eletivas pelo SUS tem 95 mil pessoas cadastradas em Santa Catarina

Cirurgias gerais, como correção de hérnias, por exemplo, e as cirurgias ortopédicas são as principais demandas atualmente

30/04/2021

Por

Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Fila para cirurgias eletivas pelo SUS tem 95 mil pessoas cadastradas em Santa Catarina

Dados do Sistema de Regulação da secretaria de Saúde apontam que 95.142 mil pessoas esperam por cirurgias eletivas em Santa Catarina desde o início da pandemia da Covid-19, em março do ano passado. 

Leia mais

Porém, essa demanda reflete apenas as pessoas que estão cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS).  As cirurgias foram suspensas por força da lotação das UTIs, principalmente a partir de fevereiro deste ano.

Através de sucessivas portarias, a pasta suspendeu não só uma boa parte das cirurgias, mas também exames e consultas. Uma nova portaria baixada pela secretária Carmen Zanotto flexibilizou a regra para estes procedimentos, mas mantendo a proibição de cirurgias eletivas de baixa complexidade. 

A ideia é tentar poupar vagas em leitos de UTI e também medicamentos do chamado ‘kit intubação’. Cirurgias gerais, como correção de hérnias, por exemplo, e as cirurgias ortopédicas são as principais demandas atualmente. A secretaria ainda não tem perspectiva para a volta à normalidade.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x