Nacional

Fiocruz inaugura nova unidade com capacidade de armazenar amostras de vírus

O BC19-Fiocruz tem capacidade de armazenar até 1,5 milhão de amostras

13/12/2021

Por

Fiocruz inaugura nova unidade com capacidade de armazenar amostras de vírus

Ministério da Saúde

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou hoje (13), o BiobancoCovid-19 (BC19-Fiocruz). Localizada no campus Expansão no Rio de Janeiro, a nova unidade vai permitir a concepção e condução de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e ensaios clínicos relacionados à doença pandêmica.

O BC19-Fiocruz tem capacidade de armazenar até 1,5 milhão de amostras de vírus, bactérias e fungos que podem surgir em uma pandemia com vírus originário no Brasil e, inclusive, de outra parte do mundo. O investimento do Ministério da Saúde foi estimado em R$ 40 milhões, entre o projeto, a obra e a estruturação do parque tecnológico permanente. A construção contou ainda com apoio complementar do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o investimento da pasta é um compromisso com o presente, mas, sobretudo, com o futuro. Conforme o ministro, junto ao trabalho que será realizado no local, o Brasil mostra que tem condição de intensificar a capacidade de identificação desses vírus após o fortalecimento da estrutura dos Laboratórios Estaduais de Saúde Pública (Lacens).

Fonte: Agência Brasil.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x