Estadual

Fiscalização do Imetro-SC reprova 10% dos artigos escolares

Os artigos escolares foram coletados em todo o Estado e analisados no Laboratório de Produtos Pré-Medidos da sede de São José.

25/03/2021

Por

Fiscalização do Imetro-SC reprova 10% dos artigos escolares

Com o retorno às aulas, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) foi conferir se o material escolar comercializado no Estado está de acordo com a legislação em vigor. Os fiscais do Imetro-SC analisaram artigos escolares como cadernos, agendas, fita adesiva, cola, corretivo, folha A4, guache e papel crepom, entre outros, no período de 1º de fevereiro a 18 de março. Foram emitidos 198 laudos de exame, com reprovação de 10,1%.

“O objetivo é verificar se a quantidade (dimensões, peso, volume, número de unidades) encontrada na embalagem dos produtos é a mesma indicada pelo fabricante”, ressalta Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Leia mais

Os artigos escolares foram coletados em todo o Estado e analisados no Laboratório de Produtos Pré-Medidos da sede de São José.

Foram instaurados processos administrativos para apurar as irregularidades encontradas. A mais comum foi cadernos com dimensões das folhas inferiores ao declarado pelo fabricante.

Entre outros requisitos, alguns pontos verificados nos produtos são a presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados, bordas cortantes e pontas perigosas.

O Instituto pede que caso encontre produtos sem o selo no mercado formal, faça sua denúncia à Ouvidoria do Imetro-SC no 0800 643-5200 ou pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x