Franzner mostra ações do governo no Cejas
“Saímos de uma pandemia e vivemos muitos momentos de incertezas e expectativas”
16/12/2022
Na noite de quarta-feira (14), o prefeito Jair Franzner apresentou um resumo das principais ações deste ano da Prefeitura de Jaraguá do Sul, na última reunião plenária da Associação Empresarial. Na abertura, Franzner agradeceu a oportunidade dada pela diretoria da Acijs, assim como agradeceu ao ex-prefeito e deputado estadual eleito, Antídio Lunelli, que o convidou a ingressar na vida pública e dar a oportunidade de ser prefeito de Jaraguá do Sul. Lunelli estava presente no encontro com a classe empresarial, já que administrou o Município até o fim do mês de março deste ano, quando renunciou para disputar eleição estadual.
Franzner disse que 2022 foi um ano de retomada de atividades. “Saímos de uma pandemia e vivemos muitos momentos de incertezas e expectativas. Ano de um dos processos eleitorais mais conturbados dos últimos tempos no país, mas, apesar dessas incertezas, não baixamos a cabeça. Seguimos trabalhando firmes e com o olhar no futuro, assim como aconteceu nos anos de gestão do Antídio Lunelli. Estamos fazendo um governo de continuidade e com o propósito de ampliar ainda mais as frentes de atuação que nos trouxeram até aqui”, disse ele.
O chefe de Gabinete, João Berti, o secretário da Administração, Douglas Conceição e o gerente de Comunicação, Rogério Tallini, apresentaram o resumo dos programas e ações de todas as secretarias, fundação e autarquia municipais. A Diretoria de Comunicação da Prefeitura vai detalhar as atividades por Secretaria, pelo volume de informações existentes.
Presidente fala sobre ações da Câmara em 2022 na Acijs
Tiago Rosário/CVJS
O presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Jair Pedri, prestou contas das atividades do Legislativo na quarta-feira (14), na Associação Empresarial, e falou sobre as perspectivas para o próximo ano. Além dele, o prefeito Jair Franzner e o deputado eleito Antídio Lunelli também participaram do encontro para tratar das questões relacionadas à Prefeitura.
Em 84 sessões ordinárias, uma extraordinária, quatro solenes e uma itinerante na Apae, os vereadores jaraguaenses analisaram e votaram 340 projetos de lei, sendo 231 de autoria do Executivo e 109 do Legislativo. Além disso, foram realizadas três audiências públicas que debateram a obrigatoriedade do Passaporte Vacinal contra a Covid-19, a prestação de serviços de transporte público coletivo e a Educação Especial no município.
Para realizar esses trabalhos, Jair Pedri disse que foram investidos R$ 10,95 milhões. Isso é cerca de um terço do que a Câmara poderia gastar, já que a Constituição Federal estabelece que o orçamento do órgão deve ser de até 6% da arrecadação do Município, o que daria cerca de R$ 32 milhões.
O presidente também frisou que o Legislativo está localizado em um prédio alugado no bairro Rau, anexo ao Centro Universitário Católica-SC. Todavia, ele apontou que o local já apresenta diversos problemas, como quedas de energia constantes, plenário pequeno e problemas estruturais.
O vereador lembrou na reunião da Acijs que o Ministério Público cobra do órgão a construção de um novo espaço para abrigar os trabalhos legislativos. Para isso, uma Comissão Especial para estudar a construção de um novo prédio foi criada.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!