Frente é instalada e define ações em defesa das corporações voluntárias
Também foram definidas ações de mobilização contra o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que torna ilegal o funcionamento de corporação de bombeiros voluntários em todo o país.
16/03/2023
A Frente Parlamentar de Apoio aos Bombeiros Voluntários foi instalada oficialmente na manhã de terça-feira (14). No ato, o proponente deputado Vicente Caropreso, anunciou a elaboração de uma proposta de lei para fixar no Orçamento do Estado o repasse anual de recursos aos bombeiros voluntários. Também foram definidas ações de mobilização contra o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que torna ilegal o funcionamento de corporação de bombeiros voluntários em todo o país. A matéria está tramitando no Senado Federal.
Membros de corporações de todo o estado acompanharam a formalização da frente parlamentar. A cerimônia foi prestigiada também por vários deputados, prefeitos e representantes de instituições representativas dos bombeiros voluntários. Ao todo 27 parlamentares já aderiram à Frente.
“Essa Frente parlamentar vai falar em nome de 1,7 milhão de habitantes, de 32 corporações de bombeiros voluntários, que reúnem cerca de 5 mil voluntários, que atendem 50 municípios. Em nome da dignidade e da proteção da vida e do patrimônio de inúmeras famílias que precisam do atendimento dos bombeiros voluntários, que realizaram mais de 88 mil ocorrências em 2022”, afirmou Dr. Vicente.
O deputado disse que a Frente Parlamentar irá trabalhar com dois objetivos. O primeiro visa retirar do projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados no final do ano passado, as emendas incluídas ao texto que prejudicam os bombeiros voluntários em todo o País.
As emendas, que agora serão debatidas no Senado Federal, fixam que somente bombeiros militares podem usar os termos “bombeiro” e “corpo de bombeiros”. Quanto à questão orçamentária, o Dr. Vicente afirmou que já está em elaboração uma proposta para garantir repasse anual aos bombeiros voluntários, fixado no Orçamento Estadual.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Mudanças no MEI 2024, confira o limite do faturamento anual
Conforme informações do Governo Federal, a cifra máxima de faturamento anual para Microempreendedores Individuais (MEI) pode apresentar um acréscimo no ano de 2024. Compreenda os detalhes. O MEI, uma categoria instituída pelo Governo Federal para regularizar profissionais autônomos, proporciona aos brasileiros cadastrados uma série de benefícios, incluindo a emissão de…