Fujama faz ação para eliminação da árvore espatódeas com flores tóxicas
Fujama faz ação para eliminação da árvore espatódeas com flores tóxicas. Mesmo considerada muito bonita e exuberante, a espécie não é natural do Brasil

divulgação
Fujama faz ação para eliminação da árvore espatódeas com flores tóxicas – A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), iniciou ação visando identificar e determinar o corte e a substituição de árvores da espécie Spathodea campanulata, conhecida, como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta.
Mesmo considerada muito bonita e exuberante, a espécie não é natural do Brasil, sendo originária do continente africano. Suas flores possuem substâncias tóxicas que causam a morte de diversos insetos, principalmente de abelhas nativas sem ferrão. “As abelhas são insetos fundamentais para garantir a polinização, a conservação de nossas florestas e o adequado desenvolvimento das mais variadas culturas agrícolas existentes no município”, explicou o biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe.

De acordo com essas informações e seguindo os passos de outros municípios e do Estado de Santa Catarina, o legislativo municipal aprovou lei em 2023, que proíbe a produção de mudas, o plantio e determina o corte das espatódeas existentes dentro do território de Jaraguá do Sul.
Em cumprimento a lei municipal, a Fujama iniciou um trabalho no sentido de identificar os locais em que se encontram a espécie a fim de notificar os proprietários do imóvel para que, em um prazo de 60 dias, providenciem o corte da árvore. A Fundação informa ainda que caso haja interesse do proprietário do imóvel também providenciará substituição da espatódea cortada por uma muda de árvore nativa de 1,5 metro de altura, a ser disponibilizada pela própria Fujama.
Para mais informações, os munícipes também podem entrar em contato com a Fujama pelo telefone (47)3273-8008. O horário de funcionamento da entidade é de segunda a sexta-feira das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital