Futebol: Desde jogo contra o Juventus em 2021, Hercílio Luz não sabe o que é perder em seu estádio
Clube catarinense está invicto em casa há mais de 600 dias, acumulando 27 jogos sem perder, recorde no Brasil
Hercílio vence o São Joseense e garante classificação na Série D. | Foto: William Lampert/Hercílio Luz FC
Fonte: GE
Estádio Anibal Torres Costa, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Capacidade para cerca de 5 mil torcedores. É nesse gramado que o “Leão do Sul” é imbatível. A última derrota em casa foi no dia 7 de novembro de 2021, perdeu por 2 a 1 pro Juventus, de Jaraguá do Sul, na semifinal da Copa Santa Catarina. Desde então, foram mais de 600 dias sem perder em casa.
Nesse período, disputou Copa Santa Catarina, dois campeonatos catarinenses e a Série D do Campeonato Brasileiro, não perdeu para ninguém dentro de casa. Hoje, o Hercílio Luz é dono da marca de maior invencibilidade como mandante no futebol brasileiro. Tanto no número de dias, quanto no de jogos.
São 27 partidas, com 19 vitórias e 8 empates. Fez 39 gols e só sofreu 11. O antigo detentor dessa marca era o Palmeiras, que tinha 31 jogos de invencibilidade, até perder pro Botafogo. O Grêmio era outro que estava perto. Estava há 24 jogos sem perder na Arena, até também ser derrotado pelo Alvinegro Carioca.
“A gente procura fazer a construção no dia a dia, jogo a jogo. Eu acho que muito dessa quantidade de jogos e esse tempo sem sofrer uma derrota em casa passa por isso, por essa entrega, esse compromisso dos atletas em executar aquilo que é planejado”, destaca Raul Cabral, técnico do Hercílio Luz desde julho de 2021.
É justamente esse um dos fatores que levaram o time de Santa Catarina a conquistar essa marca, a continuidade do trabalho. Raul Cabral está à frente do time há praticamente dois anos, com isso é o técnico mais longevo de Santa Catarina.
Conteúdos em alta
“Eu falo muito em continuidade. Acho que é uma equipe de trabalho que foi bem montada, que passa pelo departamento de futebol, funcionários, comissão técnica e o grupo de atletas, que é quem entra em campo pra fazer aquilo que é planejado. Esses atletas têm sido fundamentais pra gente conseguir construir o que está sendo feito aqui dentro do Hercílio Luz”, afirma Cabral.

“Tem atletas que estão aqui há quase dois anos, isso acaba criando uma identidade com o torcedor, com o grupo de trabalho, e os que vão chegando depois, acabam se adequando a isso e aí a gente vê um processo de evolução gradativa”, avalia o treinador do Leão do Sul. Assim como o treinador, alguns jogadores também permanecem no elenco desde o início dessa série invicta.
O lateral-direito Cleiton é um deles. Dos 26 jogos de invencibilidade, ele só ficou dois de fora. Ele admite que no início ninguém prestava muita atenção nessa marca. Porém, com o tempo, manter a invencibilidade em casa passou a virar um objetivo entre os jogadores.
“Eu acho que até aumenta a responsabilidade. Esse feito, eu acho que ele é fundamental pra gente entrar em campo e dar essa resposta pra nossa torcida, mantendo essa invencibilidade dentro de casa”, afirma o jogador. Para muitos pode parecer uma pressão extra ter que defender essa marca expressiva, mas para os jogadores é também uma dose a mais de confiança.
“Normalmente a gente até brinca no vestiário que quando é em casa é no mínimo empate. Uma brincadeira sadia pra reforçar a confiança, mas essa marca nossa traz esse sentimento bom”, destaca o lateral Cleiton.
Com a força do Aníbal Torres Costa, o Hercílio Luz garantiu com duas rodadas de antecedência a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Para garantir o acesso para a terceira divisão, vai precisar passar por três decisões em mata-mata. Para alcançar esse objetivo, espera poder contar com a força da invencibilidade diante do torcedor.
Futsal: Ex-técnico da Malwee, Fernando Ferretti morre em Joinville
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp
Felipe Junior
Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.