Esportes | 08/01/2026 | Atualizado em: 08/01/26 ás 16:45

Futebol mundial: quem são os 3 maiores técnicos da história

PUBLICIDADE
Futebol mundial: quem são os 3 maiores técnicos da história

Foto: Wikimedia Commons/Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0

As grandes estrelas do futebol são, claro, os jogadores. São os lances que saem dos pés deles que ficam eternizados na memória do torcedor, porém de nada adianta ter um time cheio de craques que não tem um estilo de jogo coerente e eficiente, e é aí que mora a importância de um bom treinador. Nesse texto vamos te apresentar os três maiores técnicos da história do futebol.

Antes de sair fazendo apostas na Exchange Betfair, conhecer como o time vai ser armado, as características do adversário e a filosofia de jogo fazem diferença para entender quem é o favorito a ganhar. Esses três treinadores influenciaram e influenciam até hoje muitos outros, sendo assim, conhecê-los é também aprender sobre o futebol atualmente.

Carlo Ancelotti (Itália)

Alguns recordes dão logo de cara a dimensão de Ancelotti na história do futebol: ele é o único técnico a vencer a Liga dos Campeões da Europa por cinco vezes, é o treinador mais vitorioso em torneios da UEFA e é o único a comandar times ao título das cinco principais ligas nacionais europeias (Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra).

Uma de suas principais características como treinador é a calma e o gerenciamento humano de seus jogadores, sendo capaz de tirar o melhor de cada um deles individualmente e construir um ambiente familiar e pautado em confiança no vestiário. Isso gera equipes altamente unidas e fortes mentalmente, característica essencial de times vencedores.

Apesar de ser frequentemente associado ao esquema 4-3-3, com pontas que atuam com bastante liberdade e fluidez, Ancelotti é extremamente adaptável e estuda os adversários intensamente. Isso faz dele um especialista em montar um esquema de jogo único pensando no rival, resultando em equipes que entram em campo muito cientes das fraquezas do outro time e sabendo como explorá-las.

Entre os times históricos que comandou estão o AC Milan dos anos 2000, que se aproveitava de ligações matadoras meio de campo-ataque, e o Real Madrid do início dos anos 2020, uma das maiores máquinas de eficiência e resultado que o futebol já viu, o que na época era a alegria de quem fazia bets online a favor do time espanhol.

Atualmente, Ancelotti é o técnico da Seleção Brasileira, em seu primeiro trabalho comandando equipes nacionais (ele fez parte do corpo técnico da Itália durante o vice da Copa de 1994). Se cumprir o objetivo de levar o time canarinho ao hexa, deve cravar ainda mais seu nome como uma lenda do futebol mundial.

Josep Guardiola (Catalunha)

Pep, como é conhecido, colocou seu nome na história a partir do final dos anos 2000 e início dos anos 2010, quando treinou um mágico Barcelona, que venceu duas vezes a Liga dos Campeões da Europa (2008/09 e 2010/11).

Tendo em mãos um meio de campo dos sonhos, com Messi, Xavi, Iniesta e Busquets, o catalão montou um time que além de marcar sob pressão sem a bola, quando tinha posse construía jogadas com toques rápidos, verticais e complexos, atordoando adversários, em um estilo que ficou conhecido como “tiki-taka”.

Outra grande inovação que ele trouxe ao jogo, o que justifica sua escolha como um dos maiores técnicos da história, foi sua forma peculiar de usar o conceito de falso 9. Isso é bastante evidente com Lionel Messi, que jogava sob seu comando alternando entre meio campo e ataque, tornando muito difícil ser marcado pelos zagueiros rivais.

O uso do goleiro é outra marca de Pep. Ele revolucionou a posição principalmente durante sua passagem pelo Bayern de Munique entre 2013 e 2016, quando Manuel Neuer por vezes atuava como um líbero, jogando com os pés fora da área e permitindo que o time se jogasse ao ataque de maneira agressiva.

Desde 2016 ele comanda o Manchester City, onde coleciona títulos. Sob seu comando os Citizens venceram seis Premier Leagues, duas FA Cups, uma Liga dos Campeões da Europa e um Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, goleando o Fluminense impiedosamente por 4 a 0 na final.

Rinus Michels (Países Baixos)

O mais revolucionário treinador de futebol que o mundo já viu. Jogou toda sua carreira de jogador pelo Ajax. Como técnico, após experiências em clubes menores nos Países Baixos, voltou ao time de Amsterdã pelo qual atuou em 1965, agora para comandar o plantel do gigante neerlandês.

A equipe passava por maus bocados, com comentaristas esportivos a colocando como candidata ao rebaixamento. Com a chegada de Michels, ele começou a aplicar algumas das ideias que iriam o imortalizar no futebol. Seu estilo de jogo, que ficou conhecido como “Futebol Total”, consistia em dar maior liberdade para os jogadores, que podiam alterar suas posições durante as partidas.

Como resultado, o Ajax foi de possível rebaixado para tri campeão nacional consecutivo, nas temporadas de 1965-66, 1966-67 e 1967-68, voltando a conquistar o título em 1969-70 e ainda levantando a Copa dos Campeões de 1970-71. Os resultados chamaram a atenção do Barcelona, que contratou Michels. Pelo time da Catalunha ele foi campeão espanhol em 1973-74.

Em 1974, ele assumiu a seleção Neerlandesa na Copa do Mundo, em um trabalho que sintetiza sua genialidade e inovação como técnico. A seleção laranja surpreendeu o mundo com um estilo de jogo jamais visto, com a típica mobilidade de posições já iniciada no Ajax, mas ainda com novidades como extrema compactação no campo de jogo, linhas de impedimento alucinantes e marcação sob pressão na saída de bola do adversário.

Apesar de perder a final para a Alemanha, dona da casa, a seleção de Michels mudou o futebol para sempre, introduzindo novos conceitos que influenciam até hoje novas gerações,incluindo outros dos maiores técnicos da história (como Guardiola),e alteraram como o jogo é pensado e jogado, marcando uma nova era futebolística. Em 1988 ele ainda voltou a comandar a seleção de seu país, dessa vez com final feliz, que foi campeã europeia naquele ano.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br