Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Futebol: Santos anuncia contratação do meia Diego Pituca
Vasco traz o zagueiro João Victor, ex-Corinthians, para a temporada 2024
01/01/2024
Fonte: GE
Chegou ao fim a novela de futebol envolvendo o Santos e o volante Diego Pituca. Na manhã deste domingo (31), o jogador foi anunciado pelo Peixe como reforço para a disputa da temporada 2024. O meio-campista chega com status de titular da equipe de Fábio Carille e com um contrato válido até o fim de 2027. Ex-jogador do próprio Santos, Pituca havia assinado um pré-contrato no meio de 2023. Contudo, com o rebaixamento do time da Vila Belmiro para a Série B do Brasileirão, o volante precisou renegociar o acordo com o presidente eleito Marcelo Teixeira e aceitar uma redução salarial.
Como ainda não assumiu o Santos oficialmente, Marcelo Teixeira tem assinado pré-acordo com as futuras contratações. O acerto será formalizado em janeiro, após a realização de exame médico. Diego Pituca é a décima contratação oficializada pelo Peixe. Os outros nomes já confirmados pelo clube foram os laterais Hayner, Jorge e Aderlan, o zagueiro Gil, os meias João Schmidt, Giuliano e Otero, além dos atacantes Marcelinho e Willian Bigode.
Pituca retorna ao Santos após três temporadas no futebol asiático. Ele já esteve na mira do clube em outras oportunidades, porém, as sondagens não chegaram a evoluir. Neste ano, o Inter demonstrou interesse em contratá-lo. Com passagens por clubes do interior paulista, Pituca chegou ao Santos em 2017, inicialmente, para reforçar o extinto time sub-23. Já na temporada seguinte, o volante ganhou mais espaço dentro do Peixe e passou a ser titular.
No início de 2021, o jogador foi negociado com o Kashima Antlers. Titular da equipe, na última temporada disputou 37 jogos e marcou três gols. Contudo, o Pituca nunca escondeu o carinho pelo Santos. Constantemente, o volante publicava fotos nas redes sociais acompanhando os jogos do Peixe. Torcedores também costumavam a enviar mensagens para o atleta perguntando sobre uma possível volta ao clube.
São Januário
Chegou o primeiro jogador para 2024: o Vasco anunciou, no começo da tarde deste domingo (31), a contratação do zagueiro João Victor, que estava no Benfica, de Portugal. O atleta tem 25 anos e chega em definitivo ao clube com contrato de cinco anos. O Vasco vai pagar 6 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) ao clube português. No entanto, o valor total da operação pode chegar a 8 milhões de euros, de acordo com gatilhos previstos em contrato. O pagamento será parcelado em três vezes.
O zagueiro é a primeira contratação da era Alexandre Mattos, que conduziu as conversas com o diretor executivo do Benfica, Rui Pedro Braz, em parceria com o agente do jogador, Paulo Pitombeira. O tamanho do investimento é visto internamente como uma sinalização de força do Vasco no mercado para a próxima temporada. Revelado pelo Corinthians, João Victor apareceu com destaque no Atlético-GO, onde atuou por empréstimo em 2020. Ele retornou ao Timão e assumiu a titularidade em 2021 e no começo de 2022, quando foi vendido ao Benfica. Em Portugal, contudo, pouco jogou, foram apenas cinco jogos pelos Encarnados em toda a passagem.
Saiba mais: Futebol: Grêmio acerta com Renato Gaúcho por mais uma temporada
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp