Geral

GeoPortal ultrapassa os 100 mil acessos em sete meses

O GeoPortal permite acesso a informações cartográficas pela internet. A ferramenta de pesquisa emite mapas de risco e de enchentes da Defesa Civil, curvas de nível, evolução do perímetro urbano, zoneamentos urbano e escolar, localização e gabaritos de logradouros…

13/12/2019

Implantado há exatos sete meses, o sistema de informações GeoPortal soma mais de 100 mil consultas, numa média de 500 por dia. O GeoPortal permite acesso a informações cartográficas pela internet. A ferramenta de pesquisa emite mapas de risco e de enchentes da Defesa Civil, curvas de nível, evolução do perímetro urbano, zoneamentos urbano e escolar, localização e gabaritos de logradouros, número de cadastro do IPTU, matrícula imobiliária, endereço ou localização geográfica, delimitação de lotes, condomínios, loteamentos, parcelamentos em aprovação e irregulares, área construída total e territorial, imagens aéreas e de satélites, Google Maps e OpenStreetMap.

Trata-se de uma forma de desburocratizar serviços e informações importantes para engenheiros, arquitetos, topógrafos, corretores e contadores que buscam informações sobre imóveis e, antes da ferramenta, tinham que se dirigir à prefeitura ou telefonar. A criação começou em novembro de 2018, a partir da necessidade de agilizar o fluxo de informações dos setores de Cadastro Técnico e de Geoprocessamento. A ferramenta passa por processo de aperfeiçoamento constante, prevendo outras funcionalidades como emissão de documentos e relatórios, viabilidade de construção, além de implantação de um sistema de geoprocessamento corporativo.

O GeoPortal foi construído a partir de plataformas livres, integrando dados cartográficos com tributários, e implantado por servidores do Cadastro Técnico, Geoprocessamento e da Tecnologia da Informação, sem custo ao município. Qualquer pessoa pode acessar o GeoPortal pelo site da Prefeitura. Basta clicar no banner localizado na aba esquerda da página.

Por

Notícias relacionadas

x