Educação

Gestores das unidades escolares iniciam o ano com formações em Massaranduba

Os gestores que compõem as Unidades de Ensino da rede municipal são os seguintes

26/01/2022

Por

Gestores das unidades escolares iniciam o ano com formações em Massaranduba

Divulgação

No dia 20 de janeiro o grupo de Gestores que atua nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Massaranduba reuniu-se em formação para repasses de informações e orientações feitos pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação, para alinhar as ações propostas para o ano de 2022.

Assuntos como Calendário Escolar, a nova Portaria Normativa Conjunta – SES/SED/DCSC Nº 79 de 18.01.2022, que normatiza os protocolos de retorno das aulas, os PLANCON’s – Planos de Contingência, a Ecoformação, atualização do PPP – Projeto Político Pedagógico, a Formação Continuada e demais projetos que serão desenvolvidos na rede estiveram na pauta.

Os gestores que compõem as Unidades de Ensino da rede municipal são os seguintes:

Rede Municipal de Ensino organiza formações ao ano letivo

A Equipe Pedagógica e Administrativa da Secretaria de Educação de Massaranduba retornou às atividades em 12 de janeiro e, desde então, vem pensando e organizando os momentos de formação com os profissionais que atuarão na Rede Municipal de Ensino – profissionais efetivos e ACTs.

A escolha de vagas dos professores, referentes ao Processo Seletivo nº 26/2021 aconteceu mediante a chamada pública presencial, completando o quadro de professores e auxiliares de sala até o momento e com base nesse movimento inicial, as formações contemplarão diferentes níveis de ensino, funções e componentes curriculares.

Haverá formações para Gestores, Professores dos Anos Iniciais e Finais, Auxiliares Administrativos e Auxiliares de Sala, Serventes e Merendeiras, a fim de que o ano letivo de 2022 inicie de modo qualitativo e tranquilo, com profissionais capazes de contribuir com a formação das crianças e dos estudantes, elevando os níveis de aprendizagem nas Unidades de Ensino locais.

As aulas nas creches começam no dia 1º de fevereiro e do ensino fundamental no dia 7.

Foto: Divulgação.

Educação Ambiental define encontros voltados para os gestores e focados nos ODS

O Município de Massaranduba, por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo/Educação Ambiental, junto com o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental, inicia na quarta-feira, 26 de janeiro, a primeira formação para gestores de escolas e centros de educação infantil.

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O Brasil, assim como Massaranduba, são signatárias e buscam cumprir a Agenda 2030 no Brasil.

Para a primeira formação, on-line, a assessoria será dada por Elissa Maria Retcheski, profissional com formação em Gestão da Sustentabilidade Corporativa e Programa Desenvolvimento de Dirigentes pela FDC – Fundação Dom Cabral. Atua no Movimento ODS desde 2015, onde passou por duas coordenações e como palestrante já levou conhecimento a empresas públicas e privadas.

Está no Programa de Ação da Educação Ambiental 2022 de Massaranduba oito formações. As próximas serão aplicar a interdisciplinaridade no projeto Resgate da Árvore Maçaranduba, efetuar a formação sobre o Programa Vale Muito Cuidar, fomento e orientação sobre o projeto Vale Plantar – “A cada dois pés, um pé”, elaborar o Projeto Educação Agroecológica, Projeto Escolas Sustentáveis, Águas para o Futuro e desenvolvimento de ações para a Semana do Meio Ambiente, Dia da Água, Dia da Árvore e Dia Mundial da Limpeza 2022.

Campanha “a cada dois pés, plante um pé” segue em 2022

O projeto Vale Plantar é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, com o objetivo de recompor a floresta do Bioma Mata Atlântica nos municípios consorciados a ele. Para isto, o lema é “a cada dois pés, plante um pé”, tendo como meta realizar no período de três anos o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica em mesma quantidade do número de habitantes de cada município.

Em Massaranduba o Projeto Vale Plantar encontra-se em execução pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Secretaria de Obras. A Prefeitura disponibiliza gratuitamente mudas de árvores nativas para as pessoas físicas e jurídicas que possuem interesse em plantá-las nas suas propriedades.

Em caso de interesse em participar do projeto, basta procurar a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo e-mail: meioambiente@massaranduba.sc.gov.br ou pelo telefone/WhatsApp: 47 3379 4620, e/ou a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, por meio do telefone: 47 3379 4650, ou no e-mail: educacaoambiental@massaranduba.sc.gov.br.br.

Atendimento Educacional Especializado é instituído

Foi publicado no dia 21 de dezembro o Decreto nº 4683 que dispõe sobre a criação do Atendimento Educacional Especializado na rede municipal de ensino de Massaranduba. O Atendimento Educacional Especializado no município deu-se sempre em parceria com o CAESP Anjo Gabriel, mantido pela Apae, que continuará. Serão duas escolas que iniciarão com este trabalho no ano de 2022, atendendo estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no contraturno ao período de aula do estudante. O serviço oferecido no AEE terá uma metodologia específica para atender as necessidades reais e cotidianas dos estudantes contribuindo com a melhor inclusão nas classes comuns e na sociedade.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x