Ele tocou no casamento do rei da Inglaterra e hoje ensina música em Jaraguá do Sul
Gordon Hunt tocou para Charles e Camilla . Hoje, compartilha seu talento no Femusc, em Jaraguá do Sul.
Foto: Wikimedia Commons/reprodução youtube
O nome de Gordon Hunt não é conhecido pelo grande público, mas entre músicos profissionais, ele é uma lenda viva. Oboísta britânico reconhecido mundialmente, Hunt tem uma trajetória de mais de cinco décadas nos palcos e, desde 2018, compartilha sua experiência com alunos no Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), realizado em Jaraguá do Sul.
Em 2005, Gordon Hunt foi convidado a tocar na cerimônia religiosa que celebrou o casamento de Charles e Camilla, então Príncipe de Gales e Duquesa da Cornuália, realizada na tradicional Saint George’s Chapel, em Windsor. A música escolhida foi o Adagio do Concerto em Ré Menor de Albinoni, executada pela London Chamber Orchestra no momento em que o casal entrou na capela. Hoje, passados mais de 18 anos daquele evento histórico, Charles é rei do Reino Unido, e Hunt segue deixando sua marca no mundo da música.
Para assistir à performance solo de Gordon Hunt frente à London Chambers Orchestra no vídeo abaixo, avance até 10 minutos do vídeo (momento que Charles e Camilla adentram a capela).
Além de solista e regente com atuação em seis continentes, Gordon Hunt foi oboísta principal em orquestras de prestígio como a London Philharmonic, Philharmonia Orchestra e atualmente integra a Oxford Philharmonic, London Chamber Orchestra e a World Orchestra for Peace. Também é Artista da Paz da Unesco desde 2010 e membro honorário da International Double Reed Society desde 2024.
Mesmo com esse currículo invejável, é com entusiasmo que Hunt grava vídeos convidando estudantes a virem para Jaraguá do Sul. Em uma mensagem recente, ele afirma: “Ensino oboé e toco com Alex Klein no Femusc. Junte-se a nós por duas semanas fantásticas em janeiro de 2026”.
Como isso impacta sua vida?
Enquanto muitos eventos culturais são restritos aos grandes centros, Jaraguá do Sul atrai nomes que fazem parte da história viva da música mundial. A presença de Gordon Hunt no Femusc é um privilégio não apenas para os estudantes que aprendem diretamente com ele, mas também para toda a comunidade que pode assistir a concertos com artistas desse nível. Isso reforça o papel de Jaraguá como um polo cultural respeitado no Brasil e no exterior.
Conteúdos em alta

Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão