Economia

Governo municipal apresenta ações durante plenária da Câmara Lojista de Jaraguá do Sul

O prefeito de Jaraguá do Sul garante que em momento algum pensou em determinar o lockdown para o comércio e outras atividades devido ao recrudescimento da pandemia da Covid-19

26/02/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Governo municipal apresenta ações durante plenária da Câmara Lojista de Jaraguá do Sul

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul realizou na noite de quarta-feira (24) a plenária on-line de fevereiro, com as presenças do prefeito Antídio Lunelli, do vice Jair Franzner e da chefe de Gabinete, Emanuela Wolff. Foi um bate papo informal comandado pela presidente Talita Beber Miranda, focando projetos da gestão 2021/2024, questões do interesse lojista e da comunidade e, também, a preocupação com a Covid-19 e o sistema hospitalar com a capacidade de internação praticamente esgotada.

O prefeito Antídio reafirmou que neste segundo mandato seguirá com gestão e transparência total em todas as ações, investimentos mais fortes na infraestrutura, no fomento ao empreendedorismo, na geração de empregos, na saúde e qualidade de vida, na educação com novos investimentos, “tudo com muita inovação”. A criação do Comitê Inova Jaraguá é um exemplo, assim como o aprimoramento do aplicativo Jaraguá na Mão, para facilitar o quanto possível a vida do cidadão, como citou o vice-prefeito Jair Franzner.

Leia mais

Antídio comentou que a desburocratização e o uso da tecnologia em todos os setores do governo municipal vão continuar. “Já avançamos bastante, mas queremos avançar mais, simplificando o máximo possível e usando as ferramentas digitais para isso. Nossa meta é ser reconhecido nacionalmente. Temos de andar alinhados com a iniciativa privada neste setor e entregar mais para a comunidade”.

A pandemia trouxe muitas consequências também para o setor público. Uma delas para o projeto de revitalização da Praça Ângelo Piazera e entorno. Lunelli disse na CDL que o assunto não está esquecido e que foi deixado de lado pela necessidade de o município concentrar atenção à saúde.

“O projeto está quase pronto e antes de licitar a obra vamos mostrar em primeira mão para os lojistas”.

Melhorias na região da Barra do Rio Cerro devem ser executadas posteriormente. A construção da ponte da contemplação, aproveitando o pilar central no Rio Itapocu também vai acontecer, conforme o projeto. A ponte estaiada e seu entorno será um chamariz para o turismo. “A burocracia é quem está atrapalhando, mas está encaminhada”, registrou.

Prefeito diz que jamais pensou em fechar comércio devido à pandemia

O prefeito de Jaraguá do Sul garante que em momento algum pensou em determinar o lockdown para o comércio e outras atividades devido ao recrudescimento da pandemia da Covid-19, com o aumento de casos e praticamente levando os hospitais à capacidade máxima de internamento, seja na enfermaria ou na UTI, nos leitos exclusivos para tratamento da doença.

Um vídeo, atribuído ao prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa, de que Jaraguá do Sul iria fechar o comércio, tomou o prefeito Antidio Lunelli de surpresa. “Não o conheço pessoalmente e jamais conversei com ele. Não sei como ele chegou a isso. Não é verdade. Defendo o máximo rigor para evitar a disseminação do coronavírus, mas mantendo a atividade econômica ativa, com todos os cuidados sanitários”, disse.

Com a intermediação do presidente da Amvali, Clezio Fortunato (de São João do Itaperiú), o prefeito de Barra Velha gravou vídeo se retratando do equívoco cometido. A própria presidente da CDL, Talita Beber, que integra o Comitê Extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus, declarou que jamais essa questão foi comentada no Comitê, mas revelou que recebeu muitos questionamentos de lojistas neste sentido.

Preocupação com a gravidade da pandemia aumenta restrições

A preocupação com a Covid-19 coloca todos em alerta. Os leitos de enfermaria e UTI exclusivos para pacientes com a doença estão praticamente ocupados. “A situação é muito grave. A cepa do vírus mudou e o contágio se dá com mais rapidez, inclusive em pessoas mais jovens e sem comorbidades. Esta semana novos decretos restringentes foram publicados para evitar principalmente aglomerações. Os hospitais não têm mais leitos e também não existem profissionais da saúde para atender. Estamos no limite, situação que acontece em todas as regiões do Estado”, informou a presidente do Comitê, Emanuela Wolff.

Esta semana Jaraguá está recebendo mais cinco leitos de UTI adulto para Covid. Ela anunciou que desde quarta-feira, as unidades de saúde da Barra do Rio Cerro e Vila Lenzi passaram a atender exclusivamente sintomas de Covid, ampliando a estrutura existente voltada ao controle e tratamento da doença. A vacinação tem ocorrido em escala muito baixa por conta da falta de imunizantes para fabricação das vacinas pelos laboratórios autorizados.Os decretos estadual e municipal, com medidas mais duras, busca baixar a curva de contágio e reduzir o alto índice de internação pela Covid.

Na plenária da CDL do dia 24, foram abordadas outras questões como o turismo e transporte coletivo e, ao final, a presidente Talita entregou ao prefeito Antídio documento com os pleitos da categoria que representa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x