Sem categoria

Gráfico: veja a evolução de casos de coronavírus em Jaraguá do Sul e região

Corupá foi a cidade a registrar o maior número de caso em menos de 24 horas. 

05/06/2020

Por

Gráfico: veja a evolução de casos de coronavírus  em Jaraguá do Sul e região

Quando em dezembro de 2019 começaram a surgir os primeiros casos do novo coronavírus na China, o Brasil não imaginava viver os impactos da pandemia três meses depois. 

Até o fechamento desta reportagem, já são contabilizados mais de 618 mil infectados em todos os estados do Brasil e mais de 34 mil mortes no país, sendo o terceiro país com o maior número de mortes causado pela covid-19.

Leia mais:

Mas o surgimento do Covid-19 inicia muito antes quando os primeiros casos ocorreram entre 12 e 29 de de dezembro em Wuhan, capital da Província Hubei, na China. 

No dia 2 de março de 2019, dois biólogos chineses publicaram um artigo científico que não houve muita repercussão por parte das autoridades. Segundo a pesquisa, eles diziam que “É altamente provável que surtos futuros de coronavírus se origem de morcegos, e há uma probabilidade maior de que isso ocorra na china”

E a previsão estava certa. Em menos de dez meses, o mundo conhecia uma nova gripe respiratória, intitulada do novo coronavírus (Sars-Cov-2). 

Leia mais:

No Brasil, a doença acendeu o alerta no dia 9 de fevereiro com a repatriação de 34 brasileiros que viviam  em Wuhan, epicentro do vírus. 

No dia 26 de fevereiro, houve o primeiro caso confirmado no Brasil. Um paciente de 61 anos que viajou à Itália.

No dia 11 de março, a Organização Mundial decretou pandemia da COVID-19 e no dia 17 de março ocorre a primeira morte. A vítima foi um homem de 62 anos que tinha histórico de diabetes e hipertensão.

Impactos em Jaraguá do Sul e região

Com a evolução dos casos pelo mundo, era inevitável que Santa Catarina também sentisse os efeitos da doença. Os primeiros casos foram registrados no dia 13 de março. 

Já no dia 17, o governo decretou situação de emergência devido aos casos de transmissão comunitária da doença. Ou seja, quando não é mais possível detectar a origem da infecção.

Você precisa saber:

No mesmo dia, o decreto 515/2020 proibiu a abertura de comércios por sete dias.

Em Jaraguá, o novo coronavírus chegou com a confirmação do primeiro caso no dia 20 de março. Trata-se de um homem de 57 anos com histórico de viagem para o Paraguai e no dia 23 de março de uma mulher de 47 anos que não chegou a ser internada.

Assim como em todo o estado, o município manteve o comércio fechado até o dia 12 de abril, voltando com as atividades econômicas de forma gradual no dia 13.

No entanto, uma série de medidas para evitar o contágio da covid-19 foi decretado pelo governo municipal, como a utilização de máscaras para entrar nos estabelecimentos. 

O pico de contágio em Jaraguá ocorreu no dia 28 de maio com a confirmação de 15  pacientes diagnosticados em um único dia. Ao todo, a cidade contabiliza três mortes pela covid-19. 

A terceira vítima foi um paciente com idade entre 50 a 59 anos nesta sexta-feira (5)

Já no município de Guaramirim, a taxa de contágio ocorreu no dia 5 de maio com nove pacientes confirmados. 

Em Corupá, que desde o início da pandemia não havia registrado nenhum caso da doença, sentiu os impactos quando em menos de 24 horas 59 casos foram diagnosticados. 

Ao todo, Santa Catarina possui mais de 10 mil casos confirmados e 152 mortes, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria do Estado da saúde. 

Notícias relacionadas

x