Cultura

Grupo Boi de Mamão já prepara nova temporada de apresentações

Grupo Folclórico Boi de Mamão, da Escola Municipal de Educação Básica Ribeirão Molha, está renovando o acervo de seus personagens

02/05/2024

O Grupo Folclórico Boi de Mamão, da Escola Municipal de Educação Básica Ribeirão Molha, está renovando o acervo de seus personagens. O boi de mamão é uma manifestação folclórica, um auto em tom cômico, com um elemento central dramático, a morte e ressurreição do boi. A história do folguedo no Rio Molha começou em meados de 1993, quando a escola recebeu como doação alguns bonecos e algumas fantasias, entre elas, a de um boi de mamão.

 

 

No decurso de mais de três décadas, o trabalho e dedicação de pessoas comprometidas mantém viva esta expressiva manifestação folclórica. O boi de mamão ultrapassou os muros da Escola Ribeirão Molha e hoje é parte integrante da cultura e história de Jaraguá do Sul.

 

grupo

Grupo Boi de mamão já prepara nova temporada de apresentações

 

 

“É um trabalho de muitas mãos. Nada se faz sozinho aqui. São dezenas de pessoas envolvidas. Um ajudando o outro para que, no final, a magia aconteça”, comenta o professor Paulo César da Silva, que desde 2018 é responsável pelo roteiro, cenários e criação dos personagens do espetáculo.

 

 

No ano passado, para marcar os 30 anos do boi de mamão, a temporada de apresentações teve espetáculos na Scar. A entidade também foi parceira na renovação de alguns bonecos tradicionais da peça, designando a artista Meri Petty para auxiliar os produtores do espetáculo no trabalho.

 

 

 

NOVA TEMPORADA – A cada ano a produção do boi de mamão procura enriquecer as apresentações com novidades. Para 2024, o tema já foi escolhido: “O boi e seus convidados”. O roteiro promete, mais uma vez, surpreender o público. Os primeiros ensaios em grupo já começaram, os arranjos musicais estão sendo construídos e, aos poucos, personagens e cenário vão ganhando forma.

 

 

 

“Até o início da temporada de apresentações, em agosto, temos muito trabalho pela frente. Mas, já estamos bem focados”, garante o professor Matheus Renan dos Santos.

 

 

 

Personagens estão sendo renovados e oportunidades são abertas a todos

 

 

O boi de mamão faz parte da rotina da escola o ano todo. Entre professores, alunos e equipe de apoio da própria escola, mais de 150 pessoas estão envolvidas diretamente nas apresentações. “O espetáculo vai muito além do que mostramos no palco. Envolve dedicação e comprometimento de uma grande rede de apoio que fica nos bastidores, que o público não vê, mas que está ali trabalhado com muito amor e empenho”, destaca o diretor da escola, Valdinei Tait.

 

grupo

Grupo Folclórico Boi de Mamão, da Escola Municipal de Educação Básica Ribeirão Molha, está renovando o acervo de seus personagens

Os alunos que participam do grupo folclórico têm sempre a oportunidade de aprender novos instrumentos musicais, ou a interpretar um novo personagem. As apresentações são compostas por uma peça de teatro, coral e percussão, com o repertório de músicas folclóricas. A proposta cênica é dirigida pelo professor Paulo César da Silva, a percussão é conduzida pelo professor Matheus Renan Salido dos Santos.

 

 

Na organização geral estão o diretor da Escola Ribeirão Molha, Valdinei Tait, a administradora escolar Aparecida Maria Martins, mais a coordenadora pedagógica, Andreia Pisetta Fiorentin. A duração do espetáculo é de aproximadamente uma hora e participam neste ano cerca de 77 alunos do 4º ao 9º ano. Os personagens estão sendo renovados pelo professor Paulo César, que mostra toda a sua habilidade também na confecção dos bonecos.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x