Economia

Guaramirim 72 anos: Atração de empresas e indústrias

Guaramirim está entre municípios importantes economicamente, como Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau

28/08/2021

Por

Guaramirim 72 anos: Atração de empresas e indústrias

Atrair empresas e indústrias não é tarefa fácil. A concorrência é grande, afinal, além de todos os impostos arrecadados, novos negócios, sobretudo de grande porte, geram emprego, renda e fazem a economia circular, impulsionando, principalmente, os setores de serviço e consumo, como supermercados, barbearias e cabeleireiros, postos de combustíveis, comércio em geral, entre outros. É o que um município precisa para dar passos firmes rumo a um crescimento sólido e sustentável, e proporcionar qualidade de vida para a sua população. Nessa disputa, saem na frente aqueles municípios que têm diferenciais a oferecer, como é o caso de Guaramirim. 

Leia mais:

Um deles é o Loteamento Industrial Municipal, que possui localização estratégica e infraestrutura completa para abrigar indústrias e empresas de todos os portes. Outro é o trabalho constante de divulgação do município, com a apresentação de seus atrativos, para captação de novas empresas.

Segundo o IBGE, em 2018 o PIB per capita do município era de R$ 38.693,40. Dez anos antes, era de R$ 25.165,87. Em 2019, por exemplo, Guaramirim tinha 2.600 empresas ativas, sendo que 956 delas tinham sido abertas nos três anos anteriores. Os valores adicionados do município também cresceram de 2019 para 2021, de acordo com os seguintes percentuais: 2,34% na Agricultura; 42,43% na Indústria; 50,99% no Comércio; e 4,24% em Serviço.

Outro diferencial do município é a localização, que é estratégica para logística de movimentação de cargas, produtos e pessoas. Guaramirim está entre municípios importantes economicamente, como Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau. Também está às margens das principais rodovias estaduais de Santa Catarina, a BR-280, em fase de duplicação, e a SC-108, que também deve passar por obras nos próximos anos. Tem ainda a proximidade com a BR-101, que corta o país de Norte a Sul, e com os principais aeroportos e portos do Estado, a poucas horas de distância.

Por fim, as ações os investimentos em infraestrutura, notadamente em pavimentação; a recém-criada Lei de Incentivo às Empresas; e a revisão do Plano Diretor, ainda em andamento, que deverá culminar com aumento da área industrial, também estão entre todas as ações que visam estimular o desenvolvimento econômico do município.

Texto: Carolina Raquel Veiga

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x