Geral

Guaramirim 72 anos: Qualidade de vida – saúde, lazer e educação garantem bem-estar e longevidade

Guaramirim possui uma das maiores expectativas de vida do país, com esperança de vida ao nascer próxima dos 76 anos

28/08/2021

Por

Guaramirim 72 anos: Qualidade de vida – saúde, lazer e educação garantem bem-estar e longevidade

Sabia que Guaramirim possui uma das maiores expectativas de vida do país, com esperança de vida ao nascer próxima dos 76 anos. Esse é um dado importante, que mostra os resultados das ações que visam o bem-estar social da população. Além dele, indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Mortalidade Infantil, Morbidade e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica também trazem importantes reflexões.

Leia mais:

Em 2010, segundo o IBGE, o IDH de Guaramirim é de 0.751, numa escala de 0 a 1. Quanto mais próximo do 1 estiver o IDH, melhor o desenvolvimento do município, medido a partir de aspectos sociais e econômicos como qualidade de vida, renda e escolarização. Em 2000, o IDH era de 0.685, uma evolução considerável.

Guaramirim, para comparação, possui IDH semelhante aos da cidade da região e desponta entre um dos melhores do país. Em Jaraguá do Sul, por exemplo, o IDH saltou de 0.740 em 2000 para 0.803. No ranking estadual, Guaramirim ocupa a 99ª posição entre 293 municípios. O último da lista é Cerro Negro, com IDH de 0,621.

Em 2019, segundo o IBGE, Guaramirim registrou 212 óbitos, sendo a maioria por comprometimento do aparelho circulatório. Em 2020 e 2021, apenas relacionados ao novo coronavírus, foram registrados 95 óbitos, dentre eles, do ex-prefeito de Guaramirim, Lauro Fröelich. No mesmo período, a Covid-19 também contaminou mais de 9.900 pessoas. Por outro lado, a taxa de mortalidade infantil no município é considerada baixa, o que mostra cuidado com a saúde de gestantes, puérperas e recém-nascidos. Foram 602 nascidos vivos em 2019 e quatro óbitos de menores de um ano.

De acordo com o prefeito Chiodini, ações são realizadas para que o município comporte o crescimento econômico e populacional que vem por aí sem perder a qualidade de vida que possui.

Entre os investimentos, destaques para Saúde, Educação e infraestrutura urbana. “Trabalhamos muito forte em infraestrutura e pavimentação, para promover uma boa logística urbana, pra facilitar o tráfego e a mobilidade das pessoas. Agora, só em 2021, serão R$ 6 milhões destinados para a construção e ampliação de creches e escolas. Na saúde, nosso objetivo é ampliar o horário de atendimento das unidades. Até o final de 2022, queremos ter pelo menos mais dois bairros com horário prolongado. Ou seja, estamos preparando para oferecer comodidade ao cidadão, ao empresário, para que as pessoas apostem em morar e trabalhar em Guaramirim”, afirma Chiodini.

Texto: Carolina Raquel Veiga.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x