Colunistas | 17/07/2025 | Atualizado em: 17/07/25 ás 15:50

Guaramirim homenageia heróis da FEB em solenidade emocionante e com transmissão inédita

PUBLICIDADE
Guaramirim homenageia heróis da FEB em solenidade emocionante e com transmissão inédita

Fotos: Arquivo Pessoal

Em uma cerimônia solene e emocionante realizada nesta quarta-feira, 16 de julho, a Prefeitura de Guaramirim, em parceria com a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), prestou homenagem aos bravos Pracinhas que atuaram na Segunda Guerra Mundial. O evento marcou os 81 anos do desembarque do primeiro escalão de soldados brasileiros no Porto de Nápoles, na Itália, em 16 de julho de 1944.

A solenidade, que visou lembrar e valorizar o legado dos expedicionários, aconteceu às 10h, na Praça dos Expedicionários, ao lado da Estação Ferroviária. O local, que possui um monumento em formato de “V” simbolizando a Vitória dos Pracinhas, foi instalado em 28 de agosto de 1986 e passou a ser denominado Praça dos Expedicionários em 2018.

Uma novidade na cobertura do evento foi a transmissão ao vivo pela plataforma Tik Tok, uma iniciativa inédita do historiador Ademir Pfiffer, da Secretaria de Cultura de Jaraguá do Sul (Secel), que permitiu que um público ainda maior acompanhasse a homenagem. Ao final da transmissão, a live contava com a impressionante marca de 4.200 pessoas assistindo, conectando a comunidade e entusiastas da história militar de forma inovadora.

Presenças e homenagens

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Prefeito Adriano Marciel Zimmerman, o Vice-Prefeito Denis Lunelli, vereadores de Guaramirim, a Coronel PM Arlene Souza da Silva Villela e o Major PM Anderson Andrey da Silva. Representantes da ANVFEB de Itajaí (Antonio Marcos e Cleia K. Kreutsch), Florianópolis (Clélia Maria Kreusch Andrade) e o secretário executivo da ANVFEB de Jaraguá do Sul, Ivo Kretzer, também estiveram presentes, articulando a logística do evento em conjunto com a Secretaria de Educação e a Fundação de Cultura do município. Familiares de expedicionários de Guaramirim e cidades vizinhas, além de escolares, prestigiaram o ato.

A Corporação Musical da Prefeitura de Guaramirim abrilhantou o evento com a execução do Hino Nacional, Hino de Guaramirim e a Canção do Expedicionário. O “Toque do Silêncio”, entoado por dois trompetistas da Corporação, prestou uma homenagem emocionante aos expedicionários falecidos.

Um dos momentos marcantes foi o translado de uma coroa de flores, depositada junto ao monumento pelo Prefeito Adriano Zimmerman e a Coronel Arlene Souza da Silva Villela, como forma de reconhecimento e respeito aos combatentes que já se foram.

Legado familiar e histórico

O Prefeito Adriano Zimmermann repetiu um feito de seu pai, Antonio Carlos Zimmermann, que, em seus dois mandatos como prefeito, também comparecia aos eventos da FEB. Esse registro histórico será destacado no livro “Os Catarinas na II Guerra Mundial: narrativas, trajetórias e memórias – FEB, ANVFEB, Museu da Paz e AAMPAZ”, do historiador Ademir Pfiffer, em fase de editoração.

Durante o evento, foi lembrado que o Brasil enviou 25.334 militares em cinco escalões para a Itália, dos quais 466 Pracinhas tombaram e quase 3 mil ficaram feridos. A FEB permaneceu 458 dias na Itália, sendo 239 em efetivo combate. Dos 22 Pracinhas de Guaramirim e região que participaram da guerra, o Soldado Olímpio José Borges tombou na Batalha de Monte Castello, em 12 de dezembro de 1944.

Parentes dos ex-combatentes foram convidados a se manifestar, citando o nome do Expedicionário a quem prestavam homenagem. Dois alunos da Escola Municipal de Guaramirim declamaram um soneto de autoria de Ivo Kretzer, intitulado “Meu filho, minha vida e sua Pátria amada”, que expressa os sentimentos de uma mãe cujo filho partiu para a guerra.

Discursos e agraciamentos

Os discursos ficaram a cargo do historiador Sérgio Luiz Campregher, representante da Associação dos Veteranos do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, da Coronel Arlene Souza da Silva Villela e, para finalizar, do Prefeito Adriano Zimmermann.

A solenidade também contou com agraciamentos importantes. O Vice-Prefeito Denis Luiz Lunelli e Daniel Gomes de Moraes receberam o Diploma de Honra, outorgado pelas Associações da FEB de Itajaí, Jaraguá do Sul e ANDAFEB de Florianópolis, por sua contribuição à causa da FEB. Marcos Aurélio Rosa (Assessor da ANVFEB de Itajaí) e Clélia Maria Kreusch Andrade (da ANDAFEB de Florianópolis) foram homenageados com o Certificado em comemoração ao Dia da Vitória, concedido pelos Reservistas do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.

Finalmente, um Diploma de Homenagem em comemoração aos 80 anos da Vitória dos Aliados da Segunda Guerra Mundial, outorgado pela ANDAFEB de Florianópolis, foi entregue a Sérgio Luiz Campregher, Marcos Aurélio Rosa, Ivo Kretzer, Sammerson S. de Amarante, Manoel Antônio Minermann, Marina Maier, José Mauro de Andrade, Daniel Gomes de Moraes e Ramon da Silva Castro.

O evento foi encerrado com a execução da Canção dos Expedicionários pela Banda Municipal de Guaramirim, reforçando a memória e o valor dos Pracinhas para a história do Brasil.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Ademir Pfiffer

Historiador e criador de conteúdo digital para as plataformas do Kwai, Tik Tok e You Tube. Dedicado à pesquisas sobre memória e patrimônio histórico-cultural em comunidades tradicionais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br