Cotidiano | 05/02/2026 | Atualizado em: 05/02/26 ás 14:13

Guaramirim: Novas ETAs vão ampliar em 74% a produção de água

Produção de água cresce com novas ETAs em Guaramirim.

PUBLICIDADE
Guaramirim: Novas ETAs vão ampliar em 74% a produção de água

Guaramirim está prestes a dar um salto significativo no sistema de abastecimento de água. Duas novas Estações de Tratamento de Água (ETAs) metálicas já estão no pátio da Águas de Guaramirim e, quando entrarem em operação, vão elevar a capacidade de produção de 135 para 235 litros por segundo, um aumento de 74%.

Estruturas entram em fase de instalação e testes

Cada uma das novas ETAs possui capacidade de 50 litros por segundo. As equipes já trabalham na instalação das estruturas, e a próxima etapa será a fase de testes do sistema.

De acordo com o prefeito Adriano Zimmermann, a previsão é que as novas estações entrem em funcionamento na segunda quinzena de fevereiro, reforçando o abastecimento, especialmente nos períodos de maior consumo.

Investimento supera R$ 5,3 milhões

O investimento total nas novas ETAs é de aproximadamente R$ 5,3 milhões. O valor contempla a aquisição das estações, além de tubulações, bombas, estruturas em concreto e metálicas, sistemas elétricos e a implantação de uma nova subestação de energia, que segue em execução.

As ETAs foram adquiridas por meio de processo licitatório, vencido pela empresa BIOG. Já a Prefeitura é responsável pelas obras civis, elétricas e pelas interligações do sistema.

Planejamento orienta futuras ampliações

O município concluiu recentemente o estudo de modelagem hidráulica do sistema de abastecimento, elaborado pela empresa SANOVA Soluções para Gestão da Água Ltda. O levantamento servirá como base para o planejamento de futuras ampliações, definição de novos reservatórios e direcionamento de investimentos na rede de abastecimento.

Sistema segue reforçado até operação total

Enquanto as novas ETAs não entram em plena operação, Guaramirim segue utilizando uma ETA móvel, com capacidade de 50 litros por segundo, que permanecerá em funcionamento até o fim de fevereiro, auxiliando o sistema.

As fiscalizações no Rio Itapocu continuam sendo realizadas regularmente, e os convênios com o Samae e com a Águas de Schroeder foram renovados para garantir o abastecimento dos bairros Ilha da Figueira e Vila Amizade.

Uso consciente da água segue essencial

Mesmo com os investimentos em andamento, a Prefeitura reforça a importância do uso consciente da água. Em dias de consumo normal, o município registra média de 146 litros por segundo, podendo chegar a 250 litros por segundo nos horários de pico do verão.

A orientação à população é evitar desperdícios, reduzir o tempo de banho, reutilizar água sempre que possível, não lavar calçadas com mangueira e manter atenção a possíveis vazamentos internos.

Como isso impacta sua vida?

O aumento da capacidade de produção de água traz mais segurança no abastecimento, especialmente em períodos de maior demanda. Para moradores de Guaramirim, o investimento representa mais estabilidade no fornecimento e um sistema preparado para atender o crescimento da cidade, desde que o uso consciente continue sendo prioridade.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Martin Petry

Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br