Geral

Guaramirim tem queda 5,5% na arrecadação de ICMS até abril

A perda de arrecadação de ICMS do município é compreensível devido a pandemia do novo coronavírus.

21/05/2020

Por

Guaramirim tem queda 5,5% na arrecadação de ICMS até abril

No período de janeiro a abril, o município teve queda de 5,5% na arrecadação do ICMS. Conforme a secretaria de Estado da Fazenda, se comparado os meses de janeiro a abril de 2020 com o mesmo período do ano passado, a arrecadação do imposto em Guaramirim caiu cerca de 5,5% em termos nominais.

Leonardo Rodrigues, economista da Facisc, explica que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o Estado passava por um processo de recuperação econômica mais célere do que a média do país, marcando por exemplo, na arrecadação de ICMS em Guaramirim, um crescimento de 16,6% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019.

Leia mais: 

Contudo, com o fechamento do comércio em meados de março devido a pandemia de Covid-19, a arrecadação do imposto no município sofreu uma queda de cerca de 4,5% entre março de 2020 e março de 2019 e fechou o mês em R$ 5.795.364,14.

Para o presidente da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), Gilberto Ronchi, a perda de arrecadação de ICMS do município foi significativa de um ano para o outro no mesmo período, mas é compreensível visto a questão de saúde pública que se instalou no País e no Estado.

Notícias relacionadas

x