Guaramirim tem seis turmas no programa Escola em Tempo Integral
Em Santa Catarina, 86% dos municípios aderiram ao programa na primeira pactuação, no segundo semestre de 2023; Guaramirim iniciou em maio deste ano
20/09/2024
O município de Guaramirim, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, tendo como objetivo promover um processo de desenvolvimento humano e social dos educandos, por meio da ampliação da jornada escolar baseada na diversificação de experiências educativas com atividades de acompanhamento pedagógico , educação ambiental, desenvolvimento sustentável, esporte e lazer, interação familiar, cultura e artes, cultura digital, educação em direitos humanos, inclusão social, enfrentamento a violência e a drogas, promoção da saúde entre outras, que são trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar, considerando o contexto social, com vistas a formação integral do educando.
Inicialmente o atendimento é em duas unidades escolares, sendo Escola Padre Mathias Maria Stein (Caixa D’Água) com quatro turmas atendendo 75 estudantes, e a Escola Professora Isabel Lilia Rosa de Souza (Estrada Bananal), com duas turmas totalizando 50 estudantes.
Com um currículo diversificado e profissionais com formação específica, as aulas no contra turno em Guaramirim são atrativas e com intencionalidade pedagógica, promovendo não só o desenvolvimento cognitivo, mas também emocional, social e físico dos estudantes. As atividades começaram no mês de maio nas duas escolas.
Objetivo é melhorar os indicadores de aprendizagem na educação básica
De acordo com o governo federal, o programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica, proporcionando a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A ampliação das matrículas em escolas em tempo integral no país permite melhorar indicadores de aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes de toda a educação básica; avançar na qualidade social da educação brasileira; e possibilitar maior proteção e inclusão social para os estudantes mais vulneráveis.
Guaramirim integra um total de 86% dos municípios de Santa Catarina que aderiram ao programa na primeira pactuação, no segundo semestre de 2023.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline