Jaraguá

Hepatite Zero terá três dias de ações no Shopping de Jaraguá do Sul

Em Jaraguá do Sul, foram notificados 269 casos de hepatites virais B e C nos últimos 5 anos

28/07/2022

Por

Hepatite Zero terá três dias de ações no Shopping de Jaraguá do Sul

Reprodução

Na quinta-feira (28), foi lembrado Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, instituída em 2020 pela ONU. Em Jaraguá do Sul, em alusão ao Julho Amarelo, será realizada a Campanha Jaraguá Hepatite Zero que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto das 10h às 20h, no Jaraguá do Sul Park Shopping.

A campanha é uma ação pontual da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de fazer um alerta e informar sobre o problema das hepatites virais, buscando uma maior conscientização sobre o assunto. Durante os dias de campanha serão oferecidos testes rápidos e vacinação adulta (rotina + Covid), que são duas importantes estratégias de prevenção e que contribuem para o controle da disseminação do vírus.

Como parte da Campanha, além dos dias de testagem e vacinação, será realizada uma gincana no período entre os dias 1/08/22 e 31/08/22, com a participação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os demais pontos da rede que realizam a testagem do município.

Em Jaraguá do Sul, foram notificados 269 casos de hepatites virais B e C nos últimos 5 anos (2017-2021). Em todos os anos analisados há uma predominância do vírus B nos casos notificados (66,2%). Em relação ao sexo, ambos os vírus são predominantes no sexo masculino em todos os anos analisados, sendo 64,0% dos casos notificados de hepatite B e 65,9% de hepatite C.

No período analisado, a hepatite B é mais frequente na faixa etária dos 40 aos 49 anos e a hepatite C na faixa etária dos 50 aos 59 anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x