Colunas

Hipertensão e alimentação

A hipertensão mais conhecida como pressão alta, é considerada um quadro clinico caracterizado pela elevação da pressão sanguínea nas artérias. Confira quais alimentos você deve consumir e quais evitar.

Nutricionista (CRN10 8435)

Hipertensão e alimentação

A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, é considerada um quadro clínico caracterizado pela elevação da pressão sanguínea nas artérias. A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior que o normal para que o sangue seja bombeado para todo o corpo. Além disso, é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Frequentemente é agravada pela presença de fatores como dislipidemia, obesidade, intolerância à glicose e diabetes mellitus.

No Brasil, a hipertensão é considerada um problema de saúde pública e atinge cerca de 32,5 % da população adulta e 60 % da população idosa. Os fatores que mais influenciam nos níveis alterados da pressão são o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, elevado consumo de sal, níveis alterados de colesterol, má alimentação e falta de atividade física.

Por ser uma doença silenciosa, normalmente, é descoberta quando a pressão está muito alta e quando os sintomas mais graves como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal aparecem.

A alimentação influencia muito na melhora ou na piora do quadro clínico da pressão arterial. Por isso, é preciso cuidar muito com a adição de sal na preparação das refeições, mas da mesma forma é preciso evitar alguns alimentos industrializados como presunto, salame, mortadela, salsicha e embutidos de uma forma geral, justamente pela quantidade de sódio (sal) em sua composição. Além disso, os temperos prontos como o caldo de galinha, os molhos prontos, macarrão instantâneo, molho de soja, carnes processadas, sopas prontas, bacon, manteiga com sal, salgadinhos em pacote, amendoim salgado e biscoito picante também possuem muito sal. Então, fique atento a lista de ingredientes dos produtos que você está levando para sua casa.

Além do sal, é preciso cuidar muito com o consumo de alimentos estimulantes como café, chá preto, chá verde, chocolate e refrigerantes a base de cola. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, assim como alimentos que contem muita gordura como frituras, pizzas e lasanha congelada, queijos amarelos como cheddar e o prato, pois eles favorecem o acumulo de gordura nos vasos sanguíneos, dificultando ainda mais a passagem do sangue.

Dê preferência para uma alimentação baseada em frutas, legumes, verduras e fibras. Inclua alimentos fontes de potássio como inhame, feijão preto, lentilha, abóbora, cenoura, chicória, couve-flor, vagem, espinafre, nabo, rabanete, abacate, banana, ameixa, laranja, mamão e maracujá, pois o potássio ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que ajuda baixar a pressão arterial.

Alimentos fonte de ômega 3 como atum, salmão, sardinha, arrenque, linhaça, castanhas, nozes e amêndoas auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a diminuição da pressão arterial. Alimentos fontes de magnésio como couve, salsa, espinafre, gérmen de trigo, pão integral, nozes e amêndoas tem a mesma função.

Substitua os temperos prontos por limão, azeite de oliva extravirgem, coentro, cebolinha, salsa, folha de louro, alho, cebola, pimentão, orégano, manjericão, alecrim, urucum e açafrão.

Um bom consumo de água e a prática de atividade física regular também favorecem a melhora dos sintomas. Lembrando que é fundamental uma avaliação médica antes de qualquer exercício físico.

 

O acompanhamento nutricional é fundamental neste momento, então procure um profissional nutricionista para te orientar.

Para maiores informações entre em contato através do e-mail: fernandasilvestri@hotmail.com.

Atenção: esse conteúdo é de caráter informativo. Isso não substitui um acompanhamento com profissional Nutricionista.

 

 

 

 

Notícias relacionadas

x