Histórias das ruas de Jaraguá viram livro com lançamento nesta quarta-feira (23)
Foto: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul
No dia 23 de julho, às 19 horas, a Biblioteca Pública Rui Barbosa – antiga Estação Ferroviária – de Jaraguá do Sul será palco do lançamento oficial do livro Pelas Ruas da Memória – A história e os nomes das ruas de Jaraguá do Sul.
A obra integra a programação dos 149 anos da cidade e reforça o compromisso com a valorização da trajetória local e da identidade cultural jaraguaense.
Com 768 páginas, repletas de imagens históricas, o livro é fruto de uma pesquisa criteriosa conduzida por Loreno Luiz Zatelli Hagedorn e Silvia Regina Toassi Kita. A obra é um verdadeiro mergulho detalhado e sensível na história urbana da cidade, revelando personagens, episódios e curiosidades que moldaram o município ao longo do tempo.
As escolhas dos nomes das ruas são apresentadas como reflexo dos diferentes momentos sociais, políticos e afetivos da comunidade jaraguaense.
Projeto visual e distribuição
O projeto gráfico do livro é assinado pela Lanznaster Design & Ilustração, com a curadoria do Conselho Editorial formado por Christiane Hufenüssler, Karin Mariane Hufenüssler Leigue e o próprio autor Loreno Hagedorn.
A tiragem é limitada e será distribuída institucionalmente, com exemplares entregues a autoridades locais e às escolas do município, incentivando o conhecimento da história urbana e a preservação da memória coletiva.
Conteúdos em alta
Haverá também uma versão online disponível para aquisição, com mais informações divulgadas no dia do evento.
Como isso impacta sua vida?
A obra reforça a importância de conhecer e valorizar as histórias que deram forma a Jaraguá do Sul. Preservar a memória das ruas é entender mais sobre a cidade onde vivemos, seus personagens e sua identidade.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.