Geral

É falso que indústria e governos conspiram contra a cloroquina para promover tratamento com remédio mais caro

Médico faz vídeo enganoso sobre ‘conspiração’ que favorece remédio antiviral remdesivir.  Há estudos ainda sendo realizados para comprovar a eficácia de ambos medicamentos. 

18/05/2020

Um vídeo que circula pelas redes sociais e afirma que a cloroquina é alvo de uma conspiração conduzida por governos e pela indústria farmacêutica para promover uma droga muito mais cara- intitulada remdevisir, no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus é falso. 

O autor da postagem é um homem que se identifica como médico ortopedista chamado Cláudio Agualusa e recebeu milhares de compartilhamentos, inclusive, da Deputada Carla Zambelli

Na publicação, ele diz que a cloroquina é usada no tratamento de outras doenças sem restrições há anos, e que a relutância na adoção de um protocolo com a substancia é uma tentativa de ampliar a comercialização de um remédio americano.

Leia mais:

Segundo ele, o remdevisir pertence a um laboratório dos EUA que estava estudando a medicação e, que agora, foi autorizada pela FDA (Food And Drug Administration), para ser aplicada na população. Em suas palavras, o remédio custaria milhões de dólares. 

No entanto as afirmações são enganosas, pois o uso da cloroquina e da Hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com a covid-19 ainda é objeto de estudos clínicos em todo mundo. No Brasil, a iniciativa é da FioCruz. 

Outro ponto a ser analisado é que ainda não há comprovação científica que o remédio  tenha redução da mortalidade pelo novo coronavírus em pacientes medicados com essas drogas.  

E o remdevisir, remédio que, segundo o médico, é alvo de conspiração ainda está sendo estudado sobre a sua eficiência no combate à doença. Para ter acesso a checagem completa clique aqui

 

 

 

 

 

 

Por

Notícias relacionadas

x