Cultura

Homenagens marcam o cerimonial especial de aniversário de Jaraguá do Sul

A campanha de aniversário “Jaraguá do Sul, uma história inesquecível”, homenageou com flores e placas instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao coronavírus

27/07/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Homenagens marcam o cerimonial especial de aniversário de Jaraguá do Sul

Limitado a cerca de 20% da capacidade do grande teatro da Scar, restrito para autoridades, homenageados e convidados, o cerimonial do aniversário de 145 anos de Jaraguá do Sul realizado na noite de sábado (24) emocionou. Com todos os protocolos e restrições sanitárias em função da Covid-19 cumpridos, o evento não foi aberto ao público, mas pode ser acompanhado pelos canais oficiais da prefeitura e secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Leia mais

A campanha de aniversário “Jaraguá do Sul, uma história inesquecível”, homenageou com flores e placas instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao coronavírus: hospital Jaraguá, hospital São José, enfermeira Elvira Bayer, Associação Médica de Jaraguá do Sul e Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus de Jaraguá do Sul. Também receberam homenagens a cofundadora da Scar, Yara Fischer Springmann, a técnica de enfermagem e vacinadora Scheila Katcharowski de Lima e a menina Laura Beatriz Martins.

O presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, falou em nome dos homenageados. A saúde, em especial o combate à pandemia, foi o foco dos discursos, como do prefeito Antídio Lunelli que agradeceu o esforço e comprometimento dos servidores e profissionais da saúde dos hospitais e suas equipes. Disse acreditar que muito em breve a situação esteja melhor com o avanço da vacinação “e com ela, nasce a esperança de um futuro mais leve e livre”.

A presidente do Comitê Extraordinário de Combate à Covid, Emanuela Wolff, lembrou, entre outros, do início dos trabalhos do Comitê, em março de 2020, ressaltando a união de pessoas e entidades, que foi essencial para o enfrentamento da pandemia.

“Provamos que juntos somos mais fortes. Montamos estruturas, fizemos investimentos que ficarão de legado e nos pautamos pelo respeito a nossa comunidade”, pontuou.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, citou as dificuldades impostas pela pandemia e enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde e da área da cultura.

“Tudo o que vivenciamos neste último um ano e oito meses, nos fortaleceu, nos sensibilizou, nos fez mudar hábitos. Foi por este e por outros tantos motivos que neste ano, no cerimonial de aniversário, decidimos homenagear as instituições e profissionais da saúde que tanto fizeram e ainda estão fazendo em prol da vida dos jaraguaenses”.

Os deputados Vicente Caropreso e Carlos Chiodini igualmente se pronunciaram, enaltecendo os homenageados e falando da superação dos desafios ao longo da história de 145 anos de Jaraguá do Sul, que a tornam uma referência em diversos setores.

Orquestra Jovem e bolo comemorativo integraram a programação

Depois das homenagens e das falas, foi feito o corte simbólico do bolo de aniversário doado pelo Núcleo de Panificação e Confeitaria da Acijs e apresentação da Orquestra Jovem da Scar. São 30 estudantes de música de Jaraguá do Sul e região em uma só orquestra, ganhando experiência ao mesmo tempo em que levam sua arte para a comunidade.

A Orquestra Jovem apresentou o concerto com o repertório que trouxe as músicas Interstellar, Walzer n.2, Lua Branca, Dança Campestre, Feira de Mangaio, Watermelon Man, Hunters of Avatar, String Thang e Parabéns pra você. A regência foi da maestrina Fabrícia Piva e do maestro Jefferson Daniel Kriese.

A programação do aniversário seguiu no domingo com a apresentação musical “Show em Movimento”, a partir das 18h, pelas ruas e pontos culturais da cidade. No dia 31 tem live pelos canais oficiais da Prefeitura e Secel com as Bandas Tribo da Lua, In Natura e Céu de Ícaro.

E no dia 12 de agosto sai a divulgação do resultado do 1º Concurso de Fotografias “Jaraguá do Sul 145 Olhares”, às 18 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x