Mês do aniversário começa com homenagens à solidariedade de Jaraguá
Homenagens às etnias negra, alemã, italiana, húngara e polonesa foram feitas no “Jaraguá do Sul – Uma cidade solidária” no Pequeno Teatro da Scar
Uma emocionante cerimônia com o tema “Jaraguá do Sul – Uma cidade solidária”, abriu na noite de segunda-feira, 1º de julho, a programação dos 148 anos de fundação da cidade. O Pequeno Teatro da Scar recebeu lotação total para acompanhar a homenagem às etnias negra, alemã, italiana, húngara e polonesa, além das empresas e entidades que ajudaram o Rio Grande do Sul nas semanas da tragédia das águas, mostrando o espírito solidário e cooperativo do povo jaraguaense.
Homenagens – Raquel Oestreich, secretária de Saúde e gestora do Hospital de Roca Sales, cidade adotada por Jaraguá do Sul, veio especialmente para agradecer a ajuda providencial à sua cidade nos momentos de crise extrema. Além de donativos, Jaraguá do Sul ajudou com caminhões e máquinas durante três semanas para abertura dos acessos.

Emocionada, ela agradeceu pela ajuda recebida e disse que o município de Roca Sales, de pouco mais de 10 mil habitantes, se espelha no voluntariado de Jaraguá do Sul. “Ficamos emocionados e impressionados com tamanha organização de vocês. A ajuda de vocês nos deu esperança e forças para continuar”, mencionou.
Conteúdos em alta
Em seu pronunciamento, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Marcos Ranucci, destacou o cuidado na organização dos eventos comemorativos aos 148 anos e a importância de abrir esta programação com uma merecida homenagem ao trabalho voluntário e solidário desenvolvido em Jaraguá do Sul.
O deputado estadual Vicente Caropreso disse que o voluntariado forte contribuiu para a formação do que hoje é Jaraguá do Sul. “Isso que define Jaraguá do Sul. É a grande mensagem desta noite”.

O vereador-presidente da Câmara, Osmair Gadotti, registrou que Jaraguá do Sul tem coração, é resiliente e a comunidade sempre ajuda quando convocada. Ele citou que encontra-se em tramitação no Legislativo a criação da Medalha do Mérito Voluntário Jonathan Garcia, para homenagear pessoas e entidades que têm a marca da solidariedade em Jaraguá do Sul.
O prefeito Jair Franzner não compareceu ao evento por questões de saúde, mas enviou um vídeo agradecendo ao voluntariado da cidade. “É um reconhecimento justo, que vem reforçar o que o jaraguaense traz em sua essência: o olhar para o outro, seja na saúde, na cultura, na religiosidade, na assistência social. A motivação em ajudar quem necessita de apoio, perto ou longe, em momentos de crise, é muito forte. Quero agradecer, de coração a todos vocês”, finalizou. A solenidade contou, ainda, com apresentações artísticas.
Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de
WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline