Sem categoria

IBGE confirma em publicação três novas RMs em Santa Catarina

Em Santa Catarina, uma lei complementar de autoria da deputada Paulinha, criou as RMs de Joinville, do Planalto Norte e de Jaraguá do Sul

15/07/2022

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou ontem (14) a publicação “Regiões Metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides) e Aglomerações Urbanas (2021) que mostra a criação de novas regiões metropolitanas (RMs) nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

Em Santa Catarina, uma lei complementar de autoria da deputada Paulinha, criou as RMs de Joinville, do Planalto Norte e de Jaraguá do Sul. Foi em dezembro do ano passado, depois de passar por audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Existem 81 Regiões Metropolitanos no país e a maior parte delas está em Santa Catarina (14), Paraíba (12), Alagoas (9) e São Paulo (9). Já as Aglomerações Urbanas são três: uma em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.

Entre as justificativas apresentadas na proposição, a defesa de que a implementação da Região Metropolitana pode resolver deficiências no abastecimento de água e energia, coleta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, saneamento básico e transporte público.

Regiões Metropolitanas

As Regiões Metropolitanas de Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul (RMJS) e do Planalto Norte (RMPN) foram constituídas, respectivamente, pelos municípios de Araquari e Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul e Guaramirim (RMJS), Canoinhas e Três Barras (RMPN).

De acordo com o texto, integram a área de expansão metropolitana da RMJ os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá, São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

A área de expansão metropolitana da RMJS será integrada pelos municípios de Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

Já na RMPN, os municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x