Geral

IBGE já organiza o maior Censo Demográfico da sua história

Cerca de 190 mil recenseadores estarão nas ruas entre os meses de agosto e outubro para contar uma população estimada em 213 milhões de habitantes

21/01/2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza este ano o Censo Demográfico. O questionário básico que será aplicado nos cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros vai contar com 25 questões, nove a menos que em 2010. Já o questionário da amostra, maior e aplicado em 10% dos lares, terá 76 questões, 26 a menos do que no último Censo.

Serão pesquisadas as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, registro civil para pessoas até cinco anos de idade e mortalidade.

O Censo vai coletar informações em todos os 5.570 municípios brasileiros. O IBGE já iniciou a contratação de profissionais temporários. Cerca de 190 mil recenseadores estarão nas ruas entre os meses de agosto e outubro para contar uma população estimada em 213 milhões de habitantes.

O edital deve ser lançado nas próximas semanas. O Censo Demográfico 2020 será a maior operação de recenseamento já organizada no País. Estarão envolvidas 27 Unidades Estaduais, 560 Agências do IBGE (Jaraguá do Sul tem uma), 6.100 Postos de Coleta Municipais e 1.450 Coordenações Regionais.

Serão utilizados 5.570 mapas municipais, 30 mil mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho. Os resultados preliminares serão apresentados a partir da segunda quinzena de dezembro de 2020. As finais e análises a partir do segundo semestre de 2021 até o início de 2023.

Sessenta por cento da população brasileira mora em 400 cidades

Realizado a cada 10 anos – este é o 12º -, o Censo Demográfico é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de políticas públicas. No Censo 2010, por exemplo, 67,6 milhões de domicílios localizados em 5.565 municípios brasileiros foram visitados por mais de 190 mil recenseadores.

Durante seminário realizado no ano passado na Câmara dos Deputados sobre os censos do IBGE, o presidente do Instituto, Roberto Olinto, explicou que sem o Censo Demográfico, o Brasil não conseguiria trabalhar na agenda 2030 das Nações Unidades de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o IBGE, cerca de 60% da população vive em cerca de 400 dos 5.570 municípios. O crescimento da população, segundo as projeções, deve ser revertido a partir de 2040 e os dados de envelhecimento são importantes para a discussão das contas da Previdência Social.

IBGE de Jaraguá atua há meses nos preparativos

Os preparativos para o Censo 2020, na verdade, iniciaram há mais de um ano. A Agência do IBGE de Jaraguá do Sul, de acordo com o chefe Marcelo Damásio, informa que em todos os municípios foram realizadas reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 com os poderes constituídos, entidades de classe, instituições públicas e privadas e outros representantes da sociedade civil, que poderão fiscalizar, acompanhar e auxiliar na logística desta gigante operação.

“É essencial que tenhamos o apoio da sociedade porque o Censo Demográfico é um grande retrato da população brasileira e de suas características socioeconômicas”, aponta. Segundo Damásio, ainda não se sabe o número exato de recenseadores em cada município. O IBGE deve lançar o edital nas próximas semanas para contratar os recenseadores e supervisores.

Já foi realizada a seleção pública dos coordenadores de subáreas. A Agência de Jaraguá do Sul, que envolve, ainda, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Corupá, São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, haverá um coordenador para os municípios da parte baixa e outro para os municípios do planalto.

Cada município terá um posto de coleta, mas em Jaraguá do Sul serão três. Nas reuniões de planejamento havidas em 2019, em cada um deles foram apresentados os questionários, que auxiliarão a coleta de dados, divulgação dos processos seletivos, as necessidades de apoio para o posto de coleta, como também a metodologia e as ações de campo. O coordenador de área do Censo 2020 da região de Jaraguá do Sul é Rodrigo Hideki Ribeiro, da Agência do IBGE de Joinville. 

 

 

Por

Notícias relacionadas

x