Geral

IBGE vai visitar mais de 2,4 milhões de domicílios em SC

A estimativa do Instituto é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes

09/08/2022

Por

Os mais de 7 milhões de catarinenses vão receber até o início de novembro, após doze anos, a visita de mais de 7,5 mil recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realizar a 13ª edição do censo demográfico, que apresentará os principais dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros. Em Santa Catarina, a estimativa é que sejam visitados mais de 2,4 milhões de domicílios, distribuídos por 295 municípios.

O superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, explica que com dois anos de atraso por causa da pandemia de Covid-19 (em 2020) e falta de recursos (em 2021), os recenseadores começaram no dia 1° de agosto a colher informações para o censo.

“É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país”.

A estimativa do Instituto é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. No último levantamento, em 2010, o país tinha 190,8 milhões de habitantes.

Entre as novidades para essa edição está a utilização de um dispositivo móvel de coleta (DMC), que é um computador de mão, semelhante a um aparelho celular, que no local mesmo enviará as informações à central do IBGE. Para garantir o sigilo das informações, os dados inseridos nos DCMs estão criptografados e têm sistema de proteção. Nem mesmo os recenseadores têm acesso aos dados, depois de inseridos no dispositivo.

Outra novidade é que pela primeira vez estão sendo captadas todas as coordenadas geográficas das residências visitadas.

“Informação importante para ser utilizada pela Defesa Civil caso ocorra um desastre natural no futuro. Com esse dado se saberá a localização da moradia e quantas pessoas residem no local”.

Prefeito Jair foi o primeiro entrevistado

O censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022 teve como início oficial em Jaraguá do Sul a entrevista ao prefeito Jair Franzner, na manhã de segunda-feira (8), no Centro Universitário Católica SC.

O coordenador de área do IBGE de Jaraguá do Sul, Rodrigo Hideki Ribeiro, explica que o objetivo dessa abertura oficial é sensibilizar a comunidade a receber o recenseador e responder corretamente às perguntas feitas.

As entrevistas para o Censo serão feitas em todas as residências do município e serão finalizadas até 31 de outubro deste ano. O último censo demográfico feito no País foi em 2010, há 12 anos. São 164 recenseadores no município.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x