Colunas

Identidade Visual para Marcas de Moda

Você já parou para pensar o quanto ter uma identidade visual nas redes sociais pode ser importante para ter mais engajamento e notoriedade?

21/10/2020

Por

Mestra em Design, Professora de Moda, influenciadora digital e fundadora da marca de roupas Lais Hornburg.

Identidade Visual para Marcas de Moda

Olá lindas leitoras 

A matéria de hoje está relacionada a importância das marcas/lojas de moda terem sua própria identidade visual. Mas pra que isso serve? Principalmente para fazer com que o seu cliente comece a lhe identificar mais facilmente entre todos os outros concorrentes nas redes sociais e fora delas.

A primeira coisa a considerar quando resolver criar uma identidade visual é:

1. Quem é o seu público-alvo: onde moram, o que gostam de fazer, preferências pessoais, etc.

2. Quais são os seus propósitos e objetivos: no que a sua empresa acredita, o que vocês sonham em realizar, etc.

3. Quais os sentimentos que você quer passar com sua marca: força, delicadeza, empatia, sofisticação, otimismo, conservadorismo, etc.

Se você já sabe de tudo isso está pronta para o segundo passo que é contratar uma agência de comunicação para lhe ajudar com a parte do design e é ai que a equipe da Gbrand pode entrar em ação. 

O Gbrand é um projeto de pesquisa vinculado ao Mestrado Profissional em Design da Univille – @ppgdesignuniville. O objetivo do projeto é investigar técnicas que podem influenciar o comportamento de consumo em benefício de marcas e produtos. Com as descobertas realizadas é possível desenvolver projetos para empresas impulsionarem suas marcas e produtos. Ao mesmo tempo, a equipe que é formada por alunos de diversos cursos da Univille onde podem adquirir experiências em participar de projetos reais, se capacitando para o mercado de trabalho.

Vamos ver um exemplo real? Entrei em contato com o pessoal da Gbrand e solicitei para fazerem a identidade da minha marca de roupas chamada Lais Hornburg – @laishornburg_ e agora quero contar como tudo aconteceu.

Primeiramente participei de uma reunião online (devido a pandemia) onde a equipe me perguntou várias coisas sobre minha marca, como: que produtos eu vendo, quem são meus concorrentes, qual o meu diferencial, quais os meus objetivos com a marca, quais as metas que queremos alcançar e muito mais. Essa etapa é o que eles chamam de retirada do briefing e é bem importante para alinhar quais são as expectativas da marca para com o resultado.

No momento do briefing eu expliquei a equipe que gostaria que minha marca representasse a força feminina, mas que não deixasse de ser delicada, pois meu público-alvo são mulheres bem resolvidas que gostam de valorizar o seu corpo com peças confortáveis e amigas do meio ambiente.

Dito isso a equipe começou a esboçar as primeiras ideias e gerar as alternativas, até que chegaram a um resultado que atingia os requisitos do projeto, vejam vocês mesmos um pouco sobre a apresentação final de proposta de identidade visual da marca:

Além de terem criado essa identidade visual linda, também mostraram como utiliza-la em diferentes situações, olha isso:

Se eu gostei? Eu não só gostei como amei o resultado, inclusive não pedi nenhuma alteração depois da apresentação, pois confio na trabalho da equipe e sei que escolheram a melhor opção para os meus objetivos. Gratidão a todos os envolvidos:

– Bianca da Rosa Cargnin (Pronta para ajudar, é bolsista no projeto) – @bia.cargnin

– Eduarda Auler Lopes (Sempre com olhos atentos, bolsista veterana) – @dudauler

– Andressa Pinheiro Franco (A rainha dos post-its, mestranda bolsista) – @andypinf

– Ana Carolina Valmorbida da Silva (A pesquisadora, a caçula da equipe) – @ana_valmorbida

– Dannyelson Cirico (O videomaker, bolsista do projeto) – @d4nny3lson

– Elcio Ribeiro (O manda chuva, coordena a criatividade de toda essa galera) – @elciobd 

 

E se você concorda que a identidade visual pode mudar a forma como as pessoas vêem uma marca, não deixe de enviar para suas amigas empreendedoras, pois essa informação poderá ajuda-las, independente se trabalham com moda, maquiagem, doces, etc.

 

Beijos da prof Lais Hornburg :*

para mais informações instabio.cc/LaisEH

 

Leia Mais:

Notícias relacionadas

x