Geral

Igreja celebra o centenário da presença salesiana em Massaranduba

Os padres salesianos estão completando 100 anos de presença em Massaranduba

08/09/2021

Por

Igreja celebra o centenário da presença salesiana em Massaranduba

Reprodução

Os padres salesianos estão completando 100 anos de presença em Massaranduba. Conforme o livro “Uma história centenária”, do Padre Antônio Francisco Bohn, lançado por ocasião do centenário da Paróquia, criada em 15 de setembro de 1911, sendo designados o Padre Joaquim Goral como cura e o Padre João Zygmunt como o seu coadjutor.

Eram religiosos lazaristas, muito dedicados ao atendimento religioso. Em 1920 os lazaristas deixaram o curato de Massaranduba e, por solicitação do bispo diocesano, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, os salesianos que já estavam estabelecidos em Luiz Alves passaram a atender a população de Massaranduba, em 1921.

Os primeiros párocos salesianos da de Massaranduba foram Hugo Maria Simon, Paulo Hesse, Stanislao Banisz e Félix Rokicki. Em janeiro de 1929 Dom Pio de Freitas Silveira foi nomeado primeiro bispo de Joinville. Com a criação da diocese, a paróquia de Massaranduba passou fazer parte desta.

Os salesianos estão presentes até hoje na paróquia e desenvolvem seus trabalhos nas atividades pastorais, no catecismo, nos sacramentos e também no atendimento aos doentes.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus conta com 25 comunidades. Pelo centenário da presença salesiana em Massaranduba, o vereador Ilmar Saplinski solicitou uma homenagem do Poder Legislativo, em data a ser marcada, ainda.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x