Especiais

IMA e Celesc devem criar a Unidade de Conservação na Reserva do Bracinho

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e a Celesc assinaram na manhã de sábado (23), durante o evento Celesc Portas Abertas, na Usina do Bracinho, o Protocolo de Intenções para a realização de estudos e avaliações técnicas para a criação da Unidade de Conservação do…

26/11/2019

Por

IMA e Celesc devem criar a Unidade de Conservação na Reserva do Bracinho

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e a Celesc assinaram na manhã de sábado (23), durante o evento Celesc Portas Abertas, na Usina do Bracinho, o Protocolo de Intenções para a realização de estudos e avaliações técnicas para a criação da Unidade de Conservação do Bracinho, que vai abranger os municípios de Schroeder e Joinville.

A área onde será inserida a Unidade, de aproximadamente 4.780 hectares, é de grande relevância ambiental, pois encontra-se em um dos maiores maciços florestais contínuos de Mata Atlântica. O enquadramento da Unidade de Conservação irá garantir a continuação da operação das Usinas Bracinho e Piraí, aliada à possibilidade de abertura do local para visitação pública, o que deve consolidar uma nova área de lazer em meio à natureza para a população catarinense.

“A ideia aqui é estudar qual é o melhor tipo de Unidade de Conservação, já que existem várias classificações, para que a gente consiga aliar a operação das usinas com a implantação de uma Unidade que a sociedade possa usufruir”, destacou o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Pablo Cupani Carena.

Para o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, a intenção em criar a nova Unidade é proporcionar à comunidade da região e a todos os catarinenses a possibilidade de conhecer esse patrimônio preservado. “Vamos a partir de agora estudar e verificar se será instalado um Parque ou um Monumento Natural, que é o mais adequado, para permitir o uso público dentro dessa área tão linda e biodiversa”. O IMA administra 10 Unidades de Conservação Estaduais.

Notícias relacionadas

x