Economia

Incremento do turismo faz parte do tripé econômico de Guaramirim

A guirlanda continuará sendo o principal mote de divulgação do município, iniciado no primeiro mandato do prefeito Chiodini

09/03/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Incremento do turismo faz parte do tripé econômico de Guaramirim

A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guaramirim está ancorada em três vertentes: indústria, comércio e turismo. No comércio, presentemente, está sendo desenvolvido o projeto de decoração de Páscoa, utilizando as guirlandas, que deve ser lançado, sem nenhuma programação, no dia 12 de março. A iniciativa tem o envolvimento da prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Aciag e da CDL.

A guirlanda continuará sendo o principal mote de divulgação do município, iniciado no primeiro mandato do prefeito Luís Antônio Chiodini. As escolas tiveram participação na confecção dos enfeites. A decoração está centralizada, mas também presente em locais estratégicos de Guaramirim, de grande visualização.

“Mesmo com a pandemia, não podemos esquecer que a vida segue e uma data tão importante para o comércio e também aos cristãos, não pode passar em branco”, registra o secretário Ângelo da Silva.

Leia mais

Para isso, as parcerias são fundamentais, segundo ele. “Não há como a prefeitura assumir tudo, é preciso a participação das entidades e da própria população para que façamos cada vez melhor e os visitantes sejam atraídos e consumam no município, gerando renda e segurando os empregos”, observa.

Sobre as guirlandas, existe ideia de criar uma rua exclusiva, com decoração temática em pelo menos seis datas principais durante todo o ano. A via ainda não está definida. Outro aspecto importante para o turismo local é as rotas de cicloturismo que Guaramirim faz parte – mar e serra -, envolvendo também as demais cidades da região.  As placas e totens começam a ser implantadas.

Decoração de Páscoa traz um apelo festivo para a Cidade das Guirlandas

Apesar do momento extremamente crítico causado pela pandemia, o espírito de Páscoa está presente em Guaramirim, com as guirlandas e enfeites que lembram a data. A iniciativa é da Prefeitura, Aciag, CDL e Câmara de Vereadores e tem a finalidade de trazer o colorido e o otimismo na população, além de incentivar a compra no comércio e de produtos locais.

“Não haverá nenhum evento relacionado à Páscoa, é apenas visual”, observa o secretário. A decoração é preparada pela equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico, que conta com o apoio da secretaria de Educação por meio das escolas municipais que enfeitaram as guirlandas dos postes. Já o comércio e indústria, foram incentivados a adotar o tema “Guirlanda de Páscoa” para as suas vitrines e decoração interna.

Conta com guirlandas instaladas nos postes em trecho da rua 28 de Agosto e região central, no trevo da BR-280 (próximo ao relógio), na Praça Rotaract, decoração da Casa do Coelho (que poderá ser observada apenas de fora, sem visitação interna) e decoração da Praça Cantalício Érico Flores e Praça José Serafim dos Santos, no bairro Guamiranga. O secretário informou que existe a intenção de o município em criar a rua das Guirlandas, com decoração permanente e temática, com seis diferentes datas como natal, páscoa, dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados.  Ainda não existe definição. O secretário, no entanto, comentou que a parceria da classe empresarial será essencial para o cumprimento dos objetivos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x