Geral

Instalação dos semáforos inteligentes deve começar em maio em Jaraguá

O segredo por trás deste sistema está numa série de câmaras com inteligência artificial com a capacidade de ver 200 veículos em quatro vias ajustando os semáforos de acordo com a quantidade de veículos nas filas 

09/02/2021

Por

Instalação dos semáforos inteligentes deve começar em maio em Jaraguá

O desafio de transformar Jaraguá do Sul em uma cidade mais humana, inteligente e criativa dialoga diretamente com a modernização da mobilidade urbana. Por isso, a Prefeitura junto à Secretaria de Planejamento e Urbanismo apostam na implantação do sistema de semáforos inteligentes para garantir maior organização e fluidez do trânsito. A princípio serão instalados 20 sinaleiros com essa tecnologia, mas segundo a diretoria de trânsito esse número pode ser aumentado, conforme a disponibilidade de recursos financeiros.

De acordo com o diretor de trânsito do município, Gildo Martins de Andrade Filho, a previsão é de que a instalação dos equipamentos tenha início em maio deste ano. ”O processo licitatório foi finalizado no ano passado e a empresa já apta a realizar o serviço, no entanto ainda dependemos de algumas ações junto à Secretaria de Planejamento e Urbanismo, mas acreditamos que as instalações comecem em maio”, prevê.

No Brasil, pouquíssimas cidades têm esse tipo de mecanismo para mobilidade urbana, como: Maringá, Porto Alegre e Florianópolis. O valor do investimento gira em torno de R$ 1,5 milhão.

Leia mais:

Entenda o que é a micromobilidade proposta pelo Vereador Reinke em Jaraguá do Sul

Vereadores propõem a criação de Centro de Bem-estar Animal, em Jaraguá do Sul

Mulher que estava desaparecida é encontrada em Jaraguá do Sul

Como funciona o semáforo inteligente?

 Atualmente os semáforos contam um controlador que possui diferentes programações dependendo do horário tendo como base o fluxo de veículos. Essas programações são ‘fechadas’, ou seja, somente sofrerão mudanças se um técnico for até o local o reprogramar os semáforos. “Com o sistema adaptativo (semáforos inteligentes) um software de inteligência artificial interligado às câmeras fará a contagem veicular dos diferentes ramos que acessam o cruzamento, de modo que os tempos de verde, amarelo e vermelho serão ajustados conforme o fluxo de veículos”, explica o diretor de trânsito.

Ou seja, o segredo por trás deste sistema está numa série de câmeras com inteligência artificial com a capacidade de ver 200 veículos em quatro vias. O sistema pode ajustar os semáforos de acordo com a quantidade de veículos nas filas e com as condições meteorológicas.

A plataforma também pode ajudar a polícia a desempenhar o seu trabalho, identificando automaticamente se as pessoas estão a usar o cinto de segurança ou a mexer no telefone celular enquanto conduzem.

Na prática, em Jaraguá

Imagine que o semáforo da Rua Bernardo Grubba com Epitácio Pessoa (que possui 4 ramos) tenha um tempo médio de 45 segundos de tempo de verde para cada ramo. Hoje essa programação é fechada independente de ter 1 ou 100 automóveis em outros ramos. Como o sistema adaptativo o software fará a contagem dos veículos e se reprogramará automaticamente. Assim, pegando esse mesmo semáforo como exemplo, o software irá subtrair tempo de uma via com poucos veículos e irá passar para outra (s) via (s) com mais veículos.

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Notícias relacionadas

x