Bem-Estar | 02/12/2025 | Atualizado em: 03/12/25 ás 09:26

Jaraguaenses criam espaço que une medicina, meditação e arte no Centro da cidade

PUBLICIDADE
Jaraguaenses criam espaço que une medicina, meditação e arte no Centro da cidade

Médicos realizaram sonho de criar espaço de saúde integral | Foto: Flávia Bampi

Rodas de conversa, meditações sonoras, canto, arte, dança e outras vivências culturais e corporais são práticas que fazem parte da rotina do Rizome, em Jaraguá do Sul. Local pensado para que a comunidade encontre um lugar para se reconectar, compartilhar e buscar formas de bem viver.

Idealizado pelos médicos Estefânie Bertoldi Furiatti, ginecologista e obstetra, e Gustavo Baggio Furiatti, endocrinologista, o Rizome surge com a proposta de ampliar a forma como cuidamos da nossa saúde: para além dos consultórios.

Instalado no mesmo endereço do Instituto Ayaní, na rua Presidente Epitácio Pessoa, no Centro, o Rizome é um espaço multifuncional que une medicina, cultura e bem-estar. A iniciativa nasceu da percepção de que o cuidado com a saúde precisa também acontecer em ambientes coletivos, acolhedores e inspiradores.

“Quem cuida de pessoas hoje percebe que é urgente a necessidade humana por momentos que propiciem regulação do humor. E essa regulação pode e deve ser feita através de muitas técnicas, as quais queríamos que estivessem ao acesso dos nossos pacientes e da comunidade de Jaraguá e região”, explica Estefânie.

Cúpula geométrica verde e bege do Rizome ao lado de vegetação e céu azul
Foto: Flávia Bampi

Muito além da consulta

No Rizome, rodas de conversa, meditações sonoras, canto, arte, dança e outras vivências culturais e corporais são parte da rotina. A ideia é que a comunidade encontre ali um espaço para se reconectar, compartilhar e buscar formas de bem viver. “Queremos que o Rizome seja palco para movimento, pausa, escuta e pertencimento”, completam os médicos.

O nome Rizome é uma referência botânica a estruturas subterrâneas que se espalham e se conectam, como uma metáfora para a proposta do projeto: interligar pessoas, saberes e práticas diversas em torno da saúde. O conceito, que começou como um sonho ainda na época da formação dos médicos, levou anos de planejamento e dedicação para se concretizar.

Grupo de pessoas em roda de vivência corporal no espaço interno do Rizome
O espaço oferece diversas atividades diferentes | Foto: Flávia Bampi

A dupla sempre desejou criar um espaço que fosse muito mais do que um conjunto de consultórios. Queriam um ambiente em que fosse possível praticar atividades físicas, entrar em contato com a natureza e reunir diferentes profissionais da área da saúde em um trabalho colaborativo. Com o tempo, perceberam que isso era não apenas desejável, mas necessário.

Entre as atividades já realizadas no Rizome estão rodas de cantos indígenas, meditações sonoras e encontros para troca de saberes com a comunidade. O espaço é pensado para incentivar a espontaneidade, a criatividade e a conexão entre as pessoas.

“Queremos promover mais consciência sobre o que nos adoece e o que nos fortalece. Que a saúde seja vivida também em forma de arte, de escuta, de movimento e de presença”, resume Estefânie.

Assentos dispostos em círculo na sala de madeira do Rizome em Jaraguá do Sul
Ambiente interno do Rizome convida ao silêncio, escuta e conexão | Foto: Flávia Bampi

Além das atividades promovidas pelo próprio Instituto, o Rizome também está disponível para quem deseja realizar cursos, oficinas, workshops ou eventos particulares. O espaço pode ser alugado por profissionais ou pessoas da comunidade que queiram desenvolver atividades alinhadas ao bem viver.

Para informações sobre locação, o contato é: (47) 9956-1549.

Instituto Ayaní: medicina integrativa em Jaraguá

O Rizome está conectado ao Instituto Ayaní, onde os profissionais já atuam com atendimentos em endocrinologia, ginecologia, obstetrícia, nutrologia, acupuntura e outras abordagens integrais. O foco é tratar o ser humano de forma ampla, levando em conta não apenas os sintomas, mas também aspectos emocionais, ambientais e do estilo de vida.

Apesar do olhar especializado, o Ayaní compreende que cada pessoa carrega uma história e objetivos únicos. Por isso, busca combinar tratamentos convencionais com práticas complementares, como respiração funcional, nutrição esportiva e integrativa, sempre com escuta qualificada e acolhimento.

A jornada do instituto é norteada por um compromisso com a integração entre corpo e mente, propondo um caminho de restauração da saúde a partir do bem viver. E é justamente nesse ponto que Rizome e Ayaní se encontram: na crença de que é preciso ir além das fórmulas e diagnósticos para acessar a verdadeira vitalidade.

Como isso impacta sua vida?

A proposta do Rizome amplia o acesso a atividades que promovem saúde mental, emocional e física de forma leve e inclusiva. Para moradores de Jaraguá do Sul, significa mais opções de conexão com o bem-estar, sem depender apenas de tratamentos tradicionais. É um convite para cuidar de si de forma mais integral, ao lado de outras pessoas.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br