Cultura

Irmãos Rosá lançam livro sobre a história do bairro Santa Luzia

O “Memorial do Bairro Santa Luzia” contém ainda, informações sobre a formação da Sociedade do Valo Agrícola, que proporcionou um grande desenvolvimento à região

19/04/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Irmãos Rosá lançam livro sobre a história do bairro Santa Luzia

Depois de muitos estudos, entrevistas, pesquisas, os autores Álido e Lauro Rosá podem comemorar: o livro “Memorial do Bairro Santa Luzia – Os Herdeiros da Duquesa”, contendo quase setecentas páginas está pronto.

Leia mais

A ideia surgiu em 1985 quando da publicação de artigos sobre o bairro em um jornal do município. Muitas pesquisas e entrevistas, busca de fotografias, marcaram a caminhada desses irmãos em busca das histórias das famílias, da religiosidade, da educação, da economia, enfim, de todo o testemunho da colonização e do desenvolvimento político, econômico e social do bairro e região.

O “Memorial do Bairro Santa Luzia” contém ainda, informações sobre a formação da Sociedade do Valo Agrícola, que proporcionou um grande desenvolvimento à região, capítulos específicos sobre as famílias colonizadoras, as escolas, igrejas, as casas comerciais, indústrias, a vida social, os bairros e localidades vizinhas. Fartamente ilustrado e documentado, contou com o apoio de diversas pessoas que colaboraram com fotografias, documentos e na pesquisa documental.

O livro foi em parte patrocinado com recursos públicos vinculados à secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, destinados a projetos culturais através do Edital nº 134/2020, em projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura no mesmo ano. Com esses recursos foram produzidos cinquenta exemplares, que foram distribuídos conforme disposto no projeto, sendo recebidos nos órgãos públicos, escolas, universidades e entidades afins.

Outra parte dessa edição foi financiada pelos autores e está sendo vendido a preço de custo, visando cobrir os custos da impressão.

O bairro Santa Luzia completou em julho de 2019 os 100 anos da chegada da primeira família à comunidade. No bairro também está o Museu di Ferramenta d’Affari dei Nonni, que também tem nos irmãos Rosá, a dedicação e responsabilidade de preservar essa história e os legados das famílias que construíram a história da localidade.

Devido a pandemia, não será realizado lançamento do livro e sessão de autógrafos. A aquisição dos livros pode ser solicitada pelo telefone (47) 3370-7955, com Lauro Rosá.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x