Município contrata laudo geológico geotécnico ao futuro Centro Aquático
O Município de Jaraguá do Sul vai contratar serviços de sondagem rotativa, análises químicas, estudos de estabilidade de taludes e laudo geológico geotécnico para o terreno do Centro Aquático Municipal, para verificar o risco de construção civil relativo ao centro aquático, a ser implantado na Rua Goiás, distante 180 metros da esquina com a rua Expedicionário Ângelo Vicenzi, na Vila Lenzi, para fins de investigação geotécnica.
Conforme a justificativa da Prefeitura, a necessidade da contratação do serviço de sondagem, análises e estudos geotécnicos, se dá pelo fato de o terreno ter servido por muitos anos como aterro sanitário do Município.
O antigo lixão de Jaraguá do Sul, foi implantado há cerca de 46 anos (1977) e chegou a receber diariamente 80 toneladas de lixo residencial e comercial, em média, até seu fechamento, em 2003.
Durante o período de operação, não se registraram informações sobre possível separação e qualificação dos resíduos ali depositados. Sua área foi tomada por resíduos sólidos de diversas categorias, incluindo os de origem domiciliar, comercial e industrial, passando por resíduos de construção civil, sejam orgânicos ou não.
Após seu período de operação, foram executadas obras visando seu fechamento definitivo.
Em 2012 foi realizada sondagem geofísica em apoio ao estudo e projeto de recuperação da antiga área degradada, este último, foi implementado posteriormente com instalação de drenos de líquido percolado e gases, além de melhorias na drenagem pluvial de subsuperfície.
A sondagem geofísica, feita com a técnica de caminhamento elétrico, apontou a existência de grande profundidade de lixo no local próximo ao trecho do terreno que se pretende utilizar para o Centro Aquático, por isso a preocupação com o novo estudo.

Conteúdos em alta
Estudo busca verificar se o local tem condições para construir o equipamento
Com base na análise dos dados e na identificação dos riscos geotécnicos, é imprescindível fazer recomendações para mitigar ou evitar esses riscos, como a utilização de técnicas de contenção, a escolha de materiais adequados para a construção, resumindo as informações coletadas, as análises realizadas, as recomendações feitas e as conclusões obtidas.
O foco do Laudo Geológico Geotécnico, neste caso, é verificar se o local apresenta condições para implantação de um Centro Aquático em Jaraguá do Sul, com as seguintes características preliminares: edificação de estrutura mista sendo arquibancadas, vestiários e sanitários de alvenaria e concreto pré-fabricado, mais a piscina semiolímpica e piscina olímpica em painéis metálicos apoiadas em laje, estruturas metálicas para apoio de cobertura e fechamentos laterais.
Leia também>>> Serviço público muda durante o recesso, mas haverá plantões
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de
WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Cris Badu
Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.