Geral

Jaraguá do Sul e Pomerode aguardam agenda para levar projeto da nova rota turística ao governador

Equipamentos têm inspiração em ciclopista do Norte da Itália

24/02/2022

Por

Jaraguá do Sul e Pomerode aguardam agenda para levar projeto da nova rota turística ao governador

Saul Oliveira/Santur

Os municípios de Jaraguá do Sul e de Pomerode estão na expectativa do avanço do projeto de requalificação do trecho final do Rio da Luz ao Testo Alto. Será algo inédito no Brasil, para exploração turística de uma área de paisagem tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leila Modro, a ideia surgiu da reivindicação da comunidade do Rio da Luz Vitória para estender a pavimentação até a divisa com Pomerode. A proposta foi levada também a Pomerode, para a realização de um estudo que contemplasse o seguimento, unindo as duas localidades rurais.

Mas, pensou-se em algo maior, voltado ao turismo, mantendo todas as características naturais das localidades. A ideia foi discutida por Leila com a secretária de Turismo de Pomerode, Gladys Sieverdt. Posteriormente, Jaraguá do Sul e Pomerode estiveram reunidos no final de outubro de 2021 com a direção da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis, tendo como pauta principal a Rota Turística do Vale Tombado, área entre as localidades de Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, e Testo Alto, em Pomerode.

De acordo com a diretora de Turismo Leila Modro, o projeto prevê a pavimentação dos 8,6 quilômetros da estrada que une as duas localidades com ciclovia, pontos de apoio ao ciclista, além de mirantes para contemplação, mas tudo dentro das normais estabelecidas pelo Iphan, por ser uma área tombada.

Todo o trecho será de contemplação. Hoje é muito usado, especialmente por ciclistas, dado ao aspecto bucólico, vegetação nativa e belas paisagens. A iniciativa não encontra similar em Santa Catarina e no Brasil. Esse Vale Tombado é o único do Brasil com as características, para manter as belas paisagens existentes.

Equipamentos têm inspiração em ciclopista do Norte da Itália

A proposta tem como inspiração a “Ciclopista del Garda”, localizada no Norte da Itália, no lago de Garda, e terá, além de atrativos para os turistas, uma atenção especial para os ciclistas. As duas municipalidades aguardam da Santur uma agenda para que os prefeitos e técnicos de Jaraguá do Sul e Pomerode apresentem o projeto para o governador Carlos Moisés, para a viabilização financeira da obra.

Todo o projeto visa não interferir na paisagem da região, tornando a chamada Serrinha como ponto turístico de contemplação. É um projeto inovador nascido de uma proposta da Prefeitura de Jaraguá do Sul e abraçada por Pomerode, para o aproveitamento dos atrativos naturais.

O Vale do Rio da Luz (Jaraguá do Sul), juntamente com o Vale do Testo Alto (Pomerode), são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro, tão importantes quanto Ouro Preto, Salvador, São Luís do Maranhão e todas as mais de 100 cidades históricas do Brasil.

Os núcleos rurais de Rio da Luz e Testo Alto, separados pela Serra do Jaraguá, localizam-se em pequenos vales, região predominadas por propriedades com base na agricultura familiar, onde perduram traços de sua formação, como aspectos linguísticos, festas típicas, hábitos culinários e religiosos e número considerável de edificações que remetem ao período da colonização.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x