Jaraguá do Sul | 09/05/2025 | Atualizado em: 09/05/25 ás 13:48

Fora da Rota: 4 programas originais para aproveitar o fim de semana em Jaraguá do Sul

PUBLICIDADE

Redescubra a cidade com essas ideias de passeios e aproveite os dias de folga com a família e amigos

Cansado dos programas de sempre ou sente que já fez de tudo por aqui? Bom, talvez você só esteja olhando para as opções de uma forma óbvia demais. A nossa cidade guarda verdadeiras joias e, às vezes, até os lugares mais visitados podem revelar novas formas de aproveitar o fim de semana. 

E para te ajudar a enxergar Jaraguá do Sul e região com novos olhos, preparamos esta matéria especial – da série semanal Fora de Rota – cheia de ideias originais para quebrar a rotina e explorar o que temos de melhor aqui, pertinho de casa.

1. Para ficar perto da natureza: Mirante do Molha

JDV/Gabriela Bubniak

Não só de Morro das Antenas e Pico Malwee vive o jaraguaense, não é mesmo? Temos por aqui uma diversidade de lugares que incentivam os moradores a saírem de casa, principalmente aos sábados e domingos à tarde com a família. Mas para ir um pouco além do óbvio e da nossa listinha básica, a sugestão é dar um pulo no Mirante do Molha.

Apesar de não ser um ponto oficial, com demarcação, pode ser uma boa pedida para quem ama um lugarzinho de paz com uma paisagem de tirar o fôlego. É possível avistar a cidade de Massaranduba e as belas montanhas que compõem o nosso vale.

Onde fica: Bairro Rio Molha, acesso pela rua Adolfo Antônio Emmendoerfer
Entrada: Gratuita

Veja o mapa:

2. Para fazer uma caminhada e descobrir um ponto diferente: Morro do Carvão

Google Maps

Quer fugir do óbvio sem sair do Centro? O Morro do Carvão, escondido logo atrás da Igreja Matriz São Sebastião, é um lugares surpreendentes para quem quer explorar um novo ponto da cidade – e de quebra colocar a caminhadinha em dia, caso decida deixar o carro de lado. A subida não é muito longa, mas o caminho se mistura com a natureza e dá bons pontos de visão da cidade ali do alto. 

A dica é levar uma aguinha, roupas frescas e confortáveis. A caminhada é agradável e com nível de dificuldade leve, mas prepare-se para colocar o “cardio” e as panturrilhas em dia nos pontos um pouco mais íngremes. Poucos passos e você já se sente longe de tudo, em silêncio e com uma bela paisagem.

#DICA: se seguir “toda vida reto”, e descer pela Rua Piçarras, vai chegar na icônica casa redonda, construída na década de 1970, e que você já deve ter ouvido falar alguma vez na vida!

Onde fica: acesso pela rua Irmãos Leandro
Melhor horário: manhã ou fim da tarde
Entrada: Gratuita

Veja o mapa:

3. Para curtir cultura e história: Museu Weg de Ciência e Tecnologia

Divulgação/Museu Weg de Ciência e Tecnologia

Quem acha que museu é coisa parada ainda não visitou o Museu WEG de Ciência e Tecnologia! Instalado em um prédio histórico restaurado no Centro da cidade, o espaço oferece exposições super interativas sobre eletricidade, física, robótica e a própria história da WEG, empresa que é um orgulho jaraguaense.

O mais legal é que o museu foi pensado para todas as idades: dá para aprender enquanto brinca, experimentar atividades práticas e conhecer um pouco mais sobre o DNA inovador de Jaraguá do Sul.

A visita é gratuita e pode ser uma ótima ideia para um passeio em família ou com os amigos mais curiosos!

Onde fica: Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro
Horários: sábados e domingos, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita

Veja o mapa:

4. Para uma experiência autêntica: visita à Casa Rux

Divulgação/Casa Rux

Se a ideia é viver a tradição germânica de uma forma autêntica em Jaraguá do Sul, a Casa Rux é um destino que não pode ficar de fora. Localizada em uma das casas enxaimel mais antigas da cidade, construída em 1915 pelo imigrante Augusto Rux, o local une história e comidinhas coloniais.

No cardápio do Café Rural oferecido no local, os visitantes vão encontrar pães, cucas e geleias preparados de forma caseira, em um ambiente que preserva detalhes originais da cultura alemã. Além disso, há um espaço amplo com uma fazenda cheia de animais para ver de pertinho e se encantar.

>> O local também conta com mini museu e passeio de tobata, que custa R$ 5 por pessoa. Acesse o Instagram da Casa Rux!

Onde fica: R. Ervin Rux, 663 – Rio da Luz
Horários: Sábados das 14h às 18h e domingos das 11h30 às 18h
Valores: R$ 55 por pessoa (crianças até 5 anos não pagam e de 6 a 10 anos pagam meia)

Veja o mapa:

Bônus! Para conhecer outra cultura: Praça Húngara Magyar tér

JDV/Gabriela Bubniak

Você sabia que Jaraguá do Sul tem uma praça dedicada à cultura húngara? A Magyar tér, no bairro Garibaldi, foi construída em homenagem aos imigrantes húngaros que chegaram por aqui em 1891.

O espaço é acolhedor e cheio de significado: traz símbolos típicos da Hungria, memorial e um lindo monumento da Lança Húngara – símbolo da força e união da comunidade de imigrantes. A praça fica ao lado da centenária Igreja Santo Estêvão, conta com áreas de esporte e lazer, e possui espaço para apoio a ciclistas.

>> A praça conta com parquinho para as crianças e vários bancos espalhados para descansar e aproveitar a beleza das estruturas no local. Vale chamar a família e os amigos para um passeio pela região – ou dar um rolê de bike por lá.

Onde fica: Rodovia JGS 466, ao lado da Igreja Santo Estêvão – Bairro Garibaldi
Entrada: Gratuita

Veja o mapa:

Como isso impacta sua vida?

Descobrir novos lugares em Jaraguá do Sul e redescobrir os já conhecidos de uma nova forma muda a maneira como enxergamos o lugar onde vivemos. Além de movimentar o corpo e a mente, esses passeios reforçam nosso vínculo com a cidade, criam memórias afetivas e ainda contribuem para valorizar a cultura e a natureza locais. No fim das contas, sair da mesmice é também uma maneira de se reconectar com o que somos e com as possibilidades incríveis que estão bem aqui, do nosso lado.

Então, já escolheu seu próximo destino para animar o fim de semana?

Quer indicar lugares diferentes e incentivar os moradores a aproveitarem o que há de melhor da nossa região? Escreva para redacao@nascecom.com.br e conte para nós a sua ideia.

Gabriela Bubniak

Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV Notícias – Jaraguá do Sul, Joinville e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br