Jaraguá

Jaraguá do Sul ganha segunda Policlínica com atendimento via SUS

A estrutura de 500 m² da Policlínica II abriga dez consultórios clínicos, ambiente de triagem e salas de aula e de reuniões

14/12/2021

Por

Jaraguá do Sul ganha segunda Policlínica com atendimento via SUS

Divulgação/PMJS

Foi inaugurada na quinta-feira (9), a Policlínica II – Dr. Cláudio Luiz do Santos, viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, e o Instituto de Educação Médica – Idomed. O evento contou a presença de autoridades, diretores das instituições, médicos, professores, familiares do homenageado e convidados. Um dos momentos marcantes foi a homenagem prestada à esposa do médico Cláudio Luiz dos Santos, que morreu em 2017, Ana Cristina Melin Benthien dos Santos, das mãos do prefeito Antídio Lunelli e do diretor nacional de Medicina Idomed Estácio, Dr. Silvio Pessanha Neto.

O diretor do curso de medicina Idomed Estácio de Jaraguá do Sul, Antônio de Souza Júnior, disse estar feliz que o curso de Medicina vem ocupando posição de destaque no município.

“E a gente só tem a agradecer porque vai aumentar o número de consultas, vai ter mais médicos qualificados e vamos estar cada vez mais preparados para atender na saúde pública em Jaraguá do Sul, que já é referência e vai ser ainda mais”.

Juliana Barros do Vale, coordenadora do Curso de Medicina, mencionou que o espaço servirá para os alunos exercitarem a relação médico/paciente e desenvolver as habilidades e competências necessárias para a formação. Já o diretor Nacional de Cursos de Medicina Idomed Estácio, Silvio Pessanha Neto, lembrou que desde 2017, a instituição encontrou na Prefeitura todo o apoio necessário para viabilizar o Curso de Medicina em Jaraguá do Sul.

“Os nossos alunos estão chegando nos dois últimos anos de faculdade e precisam muito do campo de prática para sua formação e assim atender todas as demandas da sociedade”, registrou.

O deputado Vicente Caropreso lembrou da época que o Dr. Cláudio chegou em Jaraguá do Sul e do legado que deixou, elogiando a iniciativa do Município de prestar esta homenagem. “Ele representou sempre muito bem a nossa classe”, disse.

(Foto: Divulgação/PMJS)

Secretário e prefeito destacam esforços na saúde

O secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, citou no ato de inauguração da Policlínica II, que a homenagem ao Dr. Cláudio é mais que merecida pelo que ele fez pela comunidade jaraguaense.  Sobre a Policlínica, Moretti enfatizou que este é o padrão SUS de Jaraguá do Sul.

“Neste período de pandemia, não ficamos parados. Além de todo o suporte para atendimento à população, aproveitamos este período e reformamos todas as nossas unidades, para acolher ainda melhor as pessoas”, finalizou.

O prefeito Antídio Lunelli citou que o atendimento médico especializado é, hoje, um dos principais gargalos do Brasil, que já era antes da pandemia e depois desses quase dois anos, há agora uma demanda represada que torna ainda mais urgente os investimentos em saúde.

“Essa realidade reforça a importância da estrutura que estamos inaugurando, a Policlínica II – Cláudio Luiz dos Santos, em homenagem ao médico que dedicou a sua vida à medicina e nos deixou em 2017. Não tenho dúvidas de que ele seria um entusiasta do passo que damos hoje aqui”, falou o prefeito.

Clínica terá atendimentos gratuitos em nove especialidades médicas

A estrutura de 500 m² da Policlínica II abriga dez consultórios clínicos, ambiente de triagem e salas de aula e de reuniões. Mais de 20 profissionais – entre recepcionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, médicos preceptores, entre outros – vão atuar no espaço, que receberá também alunos do curso de medicina para atividades práticas.

A Policlínica fica anexa à Galeria Park Menel, na Rua Prof. Adejaime Reitz, nº 30. No início das atividades estarão disponíveis serviços como exames de eletrocardiograma, dermatoscopias e consultas de especialidades médicas e autorizações de exames.

Os estudantes vão atuar no local a partir de janeiro de 2022, sempre supervisionados por médicos preceptores. Em disciplinas práticas, eles vão acompanhar e apoiar consultas em nove especialidades: pediatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, propedêutica médica, reumatologia, dermatologia, neurologia, gastroenterologia e pneumologia.

A estimativa inicial é de que sejam feitos 800 atendimentos por semestre com participação de alunos. Além disso, a estrutura também será usada por equipes da Prefeitura. Todos os atendimentos serão gratuitos, pelo programa SIP-SUS (Sistema Integrado de Práticas do SUS), que visa ampliar os serviços em saúde e a qualificação do ensino por meio da prática e o fortalecimento das instituições de ensino.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x