Geral

Jaraguá do Sul incentiva inserção no mercado de trabalho

Atualmente, 17,3 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,4% da população

28/01/2022

Por

Jaraguá do Sul incentiva inserção no mercado de trabalho

Reprodução

Criada para assegurar a reserva de vagas no mercado de trabalho a Lei Federal nº 8213/91 que estabelece Cotas para Pessoas com Deficiência completou no ano passado três décadas. A legislação determina que empresas com mais de 100 empregados devem destinar vagas para beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pessoas com deficiência (PCD).

Atualmente, 17,3 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,4% da população. Desses, apenas 28,3% está empregado, conforme estatística divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto de 2021.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, apenas a Lei de Cotas não tem atingido seu objetivo.

Arruda aponta algumas iniciativas locais que visam a inserção deste público no meio profissional. Segundo ele, entidades públicas e empresas privadas têm buscado oferecer às pessoas com deficiência uma oportunidade de se desenvolverem tanto pessoal quanto profissionalmente.

Ele acrescenta que alguns canais disponíveis neste sentido são a agência local do Sine ou o Sesi de Jaraguá do Sul e Região. “A sociedade como um todo precisa participar deste processo, diminuindo as barreiras. A Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um passo importante para que possamos ter uma sociedade igualitária”, destacou.

Capacitação é voltada a PCDs e reabilitados do INSS

Dentro deste contexto, seguem abertas até do dia 2 de fevereiro, as inscrições para a capacitação gratuita “Trilha de Desenvolvimento para o Mercado de Trabalho”, promovida pelo Sesi em parceria com a Urbano Alimentos e dirigido a pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O curso é voltado a residentes de Jaraguá do Sul e região e terá aulas ao vivo online. O conteúdo prevê temas como relacionamento interpessoal, inteligência emocional, Excel e Word básico, criatividade, inovação e muito mais. Durante as aulas serão abordados também temas referentes à vida da pessoa com deficiência, como leis e direitos.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o formulário disponível no link: https://forms.gle/jbYTQNgQhxYTbEYaA. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone/whatsapp: 98403-5751.As vagas são limitadas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x